Unidade 1 – Os fundamentos do trabalho docente: educação,
pedagogia, didática e tendências pedagógicas
1.1
A relação entre
sociedade, educação, pedagogia e suas implicações no processo didático
1.1.1 Função social da educação e da escola
1.2 Educação,
Pedagogia e Didática: conceitos, finalidades, campos, tensões e conflitos
ideológicos
1.3 Tendências
pedagógicas na prática escolar
Unidade 2 – Planejamento educacional e a organização do
trabalho pedagógico na escola
3.1
Planejamento: concepções, finalidades, tipos, organização e implicações no
trabalho pedagógico.
3.2 PNE/PDE
3.3 Projeto
político-pedagógico como construção coletiva: concepção, princípios e elementos
estruturantes.
3.3.1 A
organização curricular da escola básica (BNCC; Currículo em Movimento).
3.3.2 Coordenação pedagógica:
espaço-tempo primordial para o planejamento colaborativo na escola
Unidade 3 – A organização do trabalho didático-pedagógico:
princípios e elementos estruturantes da aula
2.1 A concepção e organização
didática da aula na educação básica como espaço de relações e interações:
(objetivos; seleção e organização de conteúdos; metodologia; técnicas de
ensino; relação pedagógica; recursos didáticos e midiáticos).
2.2 Estratégias de Ensino:
métodos e técnicas de ensino.
2.3 Análise de
planos de curso e de plano de aula (identificação, justificativa, objetivos
gerais e específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação,
cronograma e bibliografia).
2.4. A avaliação escolar como
categoria central do trabalho pedagógico. Concepções, funções, procedimentos e recursos
avaliativos (provas, relatórios, observação, entrevista, portfólios e outros) e
os três níveis da avaliação.
2.5. Relação professor-aluno:
implicações no processo ensino-aprendizagem.
Unidade integradora
– Planejamento de Ensino: plano de curso e de aula
Ä Oficina de Planejamento:
1 Análise de um PPP de escola
pública
2 Plano de curso organizado em
unidades didáticas (identificação, justificativa, objetivos gerais e
específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, cronograma e
bibliografia).
3 Plano de Aula (identificação, objetivos
específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, recursos,
cronograma e bibliografia).