Opções de inscrição

MÓDULO INTRODUTÓRIO

  • Apresentação do grupo e do professor.
  • Apresentação e discussão do Programa.
  • Orientações e encaminhamentos preliminares para as atividades avaliativas do semestre.

 

UNIDADE 1 – Noções introdutórias: CONCEITOS PARA O CAMPO DO CURRÍCULO

1.1     História da origem dos estudos curriculares

1.2     As teorias do currículo: TRADICIONAL, CRÍTICA e PÓS-CRÍTICAS (multiculturalismos) e também outras possibilidades teóricas.

1.3     Tensões no Brasil.

 

UNIDADE 2 – As fases e os níveis de objetivação do currículo

2.1 Currículo prescrito, apresentado, modelado, em ação, realizado, avaliado.

 

UNIDADE 3 – ALGUMAS TIPIFICAÇÕES CURRICULARES

            3.1 “Currículo Oculto”.

            3.2 “Currículo Coleção” X “Currículo Integrado”.

            3.3 “Currículo de Turista” X “Currículo Festivo”.

 

UNIDADE 4 – POLÍTICAS PARA O CAMPO DO CURRÍCULO E A RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFISISONAIS DA EDUCAÇÃO

                             4.1 BNCC e os impactos para a educação básica. (OTP e planejamento curricular).

                           4.2 Homeschooling e campo do currículo.

                            4.3 “Escola Sem Partido”, Militarização das escolas públicas e Políticas “Neo” para a Educação num ambiente social                   “fascistizado”.

Grau de Ensino: Graduação
72507420197
72507420197