Opções de inscrição

Unidade I - Leitura como ponto de partida para a diferenciação entre textos narrativos e descritivos

1.      Tipologia textual:

a.      descrição;

b.      narração.

2.      Leitura e compreensão de sentidos em textos de situação, com fato narrado, em comparação com textos de descrição científica.

3.      A intertextualidade em textos variados (descritivos e narrativos).

4.      Análise de textos das diversas áreas do conhecimento para exploração de recursos visuais como sistema de comunicação de linguagens.

5.      Modalidade de textos descritivos; planejamento de textos descritivos com base na visualização de imagens.

6.      Escrita dirigida em sala de aula: correção comentada.

 

Unidade II - Leitura regular de textos variados com entrelaçamento temático

1.      Imagens como recurso de conteúdo e de informação na descrição de textos visuais.

2.      Marcas linguísticas que caracterizam diferentes tipos de texto:

a.      Os conectores gramaticais e os processos de coesão e coerência, em textos em Português e em Libras.

b.      A coesão e a coerência na produção escrita de estudantes surdos.

3.      Referência e metáfora nos textos descritivos.

4.      A leitura como estratégia de ensino de português como segunda língua para estudantes surdos.

5.      Escrita dirigida em sala de aula: correção comentada.

 

Unidade III - Leitura regular de textos multimodais

1.      Texto e contexto na construção de linguagens científicas: descrição de figuras como mecanismo multimodal.

2.      Léxico descritivo em cenário de observação: objetos, cenários, personagens, emoções expressas por gravuras, entre outros.

3.      O uso de dicionários em LP e em Libras.

a.      As definições de objetos, personagens, emoções etc. em dicionários de Libras e LP.

                   4. Escrita dirigida em sala de aula: correção comentada.

Grau de Ensino: Graduação
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.