LIP0017
Opções de inscrição

Unidade I - Leitura como ponto de partida para a diferenciação entre textos narrativos e descritivos 1. Tipologia textual: a. descrição; b. narração. 2. Leitura e compreensão de sentidos em textos de situação, com fato narrado, em comparação com textos de descrição científica. 3. A intertextualidade em textos variados (descritivos e narrativos). 4. Análise de textos das diversas áreas do conhecimento para exploração de recursos visuais como sistema de comunicação de linguagens. 5. Modalidade de textos descritivos; planejamento de textos descritivos com base na visualização de imagens. 6. Escrita dirigida em sala de aula: correção comentada.
Unidade II - Leitura regular de textos variados com entrelaçamento temático 1. Imagens como recurso de conteúdo e de informação na descrição de textos visuais. 2. Marcas linguísticas que caracterizam diferentes tipos de texto: a. Os conectores gramaticais e os processos de coesão e coerência, em textos em Português e em Libras. b. A coesão e a coerência na produção escrita de estudantes surdos. 3. Referência e metáfora nos textos descritivos. 4. A leitura como estratégia de ensino de português como segunda língua para estudantes surdos. 5. Escrita dirigida em sala de aula: correção comentada.
Unidade III - Leitura regular de textos multimodais 1. Texto e contexto na construção de linguagens científicas: descrição de figuras como mecanismo multimodal. 2. Léxico descritivo em cenário de observação: objetos, cenários, personagens, emoções expressas por gravuras, entre outros. 3. O uso de dicionários em LP e em Libras. a. As definições de objetos, personagens, emoções etc. em dicionários de Libras e LP. |
4. Escrita dirigida em sala de aula: correção comentada.
- Professor: Sandra Patricia de Faria do Nascimento