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Unidade I - Visão política e visão linguística do bilinguismo de surdos

1 - Tipos de bilinguismo, segundo a política de línguas e a escolarização dos surdos.

2 - No Brasil, o conceito de bilinguismo no Decreto 5626/2005, análise e crítica.

 

Unidade II - O bilinguismo e suas variedades

1  - Sociedades bilíngues e aprendizagem de línguas.

2 - Situações que produzem bilinguismo: línguas em contato; interferências linguísticas; diglossia.

3 - Diferenças entre bilinguismo oral e bilinguismo escrito.

 

Unidade III - A formação bilíngue em línguas de modalidades diferentes e distantes.

1 - Aquisição de uma segunda língua como metodologia cognitiva de aprendizagem.

2 - A interlíngua como uma competência adquirida.

3 - Oficina de textos bilíngues.

 

Unidade IV - Plurilinguismo e identidades coletivas

1 - A pluralidade de línguas de sinais e o plurilinguismo dos surdos no mundo.

2 - Bilinguismo e formação de identidades coletivas.

Grau de Ensino: Graduação
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