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UNIDADE 1 – Concepções e práticas de avaliação escolar

1.1    A avaliação e a categoria trabalho

-A função social da escola e o trabalho pedagógico comprometido com a formação do cidadão capaz de ter inserção social crítico/transformadora

1.2    A avaliação educacional – os três níveis da avaliação: aprendizagem, institucional e larga escala

1.3    Avaliação - princípios, modalidades (formal e informal) em contextos escolares e não-escolares, funções (diagnóstica, somativa, formativa)

1.4    Organização escolar: ciclos, séries, semestres e as implicações no processo de ensino-aprendizagem

-Progressão continuada e a avaliação com intenção formativa na escola básica

1.5    Sistema de avaliação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Diretrizes Avaliativas da SEEDF.

UNIDADE 2 -  Avaliação em larga escala e legislação

2.1    A avaliação na LDB e na BNCC: desafios e avanços

2.2    Avaliação externa: SAEB e suas repercussões nas práticas pedagógicas escolares

2.3    O IDEB e sua repercussão no trabalho escolar

UNIDADE 3 – A avaliação e a OTP da escola e da sala de aula  

3.1    Os três níveis da avaliação: a escola como mediadora; articulação entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico da escola e de sala de aula

3.2    Procedimentos e instrumentos: provas, relatórios, observação, entrevista, portfólios, autoavaliação, avaliação por pares.   

-Análise de instrumentos avaliativos na escola visitada

3.3    A avaliação escolar: práticas atuais

-O conselho de classe como espaço e tempo coletivo de avaliação da e para as aprendizagens (gestão, professores, estudantes e responsáveis)

-O uso dos resultados avaliativos: o feedback pedagógico

UNIDADE INTEGRADORA – A avaliação escolar e a pesquisa na escola pública

Grau de Ensino: Graduação
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