MTC0035 Turmas 2 e 3
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UNIDADE 1 – Concepções e práticas de avaliação escolar
1.1 A avaliação e a categoria trabalho
-A função social da escola e o trabalho pedagógico comprometido com a formação do cidadão capaz de ter inserção social crítico/transformadora
1.2 A avaliação educacional – os três níveis da avaliação: aprendizagem, institucional e larga escala
1.3 Avaliação - princípios, modalidades (formal e informal) em contextos escolares e não-escolares, funções (diagnóstica, somativa, formativa)
1.4 Organização escolar: ciclos, séries, semestres e as implicações no processo de ensino-aprendizagem
-Progressão continuada e a avaliação com intenção formativa na escola básica
1.5 Sistema de avaliação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Diretrizes Avaliativas da SEEDF.
UNIDADE 2 - Avaliação em larga escala e legislação
2.1 A avaliação na LDB e na BNCC: desafios e avanços
2.2 Avaliação externa: SAEB e suas repercussões nas práticas pedagógicas escolares
2.3 O IDEB e sua repercussão no trabalho escolar
UNIDADE 3 – A avaliação e a OTP da escola e da sala de aula
3.1 Os três níveis da avaliação: a escola como mediadora; articulação entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico da escola e de sala de aula
3.2 Procedimentos e instrumentos: provas, relatórios, observação, entrevista, portfólios, autoavaliação, avaliação por pares.
-Análise de instrumentos avaliativos na escola visitada
3.3 A avaliação escolar: práticas atuais
-O conselho de classe como espaço e tempo coletivo de avaliação da e para as aprendizagens (gestão, professores, estudantes e responsáveis)
-O uso dos resultados avaliativos: o feedback pedagógico
UNIDADE INTEGRADORA – A avaliação escolar e a pesquisa na escola pública
- Professor: Rosana Cesar de Arruda Fernandes