A disciplina será ofertada exclusivamente no formato presencial, com a adoção de metodologia inspirada nos conceitos de aprendizagem baseada em problemas e de sala invertida. Os conteúdos serão disponibilizados previamente (atividades assíncronas), os quais serão discutidos e aplicados em casos práticos da epidemiologia analítica (encontros síncronos). Os conteúdos serão abordados por módulos, contemplando oito unidades de conhecimento em Epidemiologia Analítica. A lista dos conteúdos está descrita no item 5, referente ao conteúdo programático.
As 60 horas/aula da disciplina terão aulas teóricas e práticas de exercício.
Os alunos serão convidados a constituírem grupos de trabalho. Os grupos apresentarão, em 20 minutos, uma abordagem inicial e geral do conteúdo da aula. Os demais integrantes da turma, farão uma atividade (resumo, mapa mental, etc) e irão depositá-la na plataforma aprender 3.
Para as atividades, serão disponibilizados previamente conteúdos pertinentes ao tema sob apreciação, no formato de:
· videoaulas (slides de power point com ou sem áudio explicativo produzido pelo professor da disciplina);
· vídeos de entrevistas, reportagens explicativas, pertinentes ao tema (selecionados pelo professor da disciplina), quando disponíveis na internet;
· artigos científicos e/ou textos técnicos apropriados ao tema;
· Filmes (ou fragmentos de vídeos) como material complementar ilustrativo(s) dos conteúdo(s) teórico(s)
· exercícios para apreensão do conteúdo.
Será utilizada a plataforma aprender 3 como meio de comunicação e repositório dos conteúdos.
O professor disponibilizará situações ou problemas específicos da epidemiologia analítica para os alunos proporem soluções baseadas nos conhecimentos absorvidos previamente.
Os alunos serão os protagonistas destes encontros, com apoio do professor e monitores. Serão aplicadas enquetes eletrônicas durante os encontros síncronos, com o intuito de permitir a participação de todos. Essas enquetes poderão ser disponibilizadas via link no chat do Teams ou software Gradepen.