- Teacher: Carolina de Abreu Batista Claro
IRI0124
Criação e coexistência dos instrumentos de proteção. Diversidade de conteúdo e efeitos e identidade de propósito dos instrumentos de proteção. Cristalização da capacidade processual internacional dos indivíduos. Atribuição ou asserção da capacidade de agir dos órgãos de supervisão internacionais. Evolução doutrinária da proteção internacional dos direitos humanos.
- Teacher: Carolina de Abreu Batista Claro
IRI0146
Estudo sobre a interação entre direito internacional e relações internacionais, o que compreende as relações entre as duas áreas de conhecimento, o papel das relações internacionais na conformação e no desenvolvimento histórico do direito internacional e sua relevância nas relações internacionais. Estudo de conceitos e ferramentas analíticas que permitam refletir sobre a extensão do cumprimento de decisões de cortes internacionais e do respeito a regras de regimes internacionais. Estudo da prática do direito internacional e das relações internacionais em temas selecionados.
- Teacher: Fidel Irving Perez Flores
IRI0160 - Turma 01
Construcción histórica de América y América Latina. Proyectos, disputas y trayectorias en torno
a la creación de los Estados latinoamericanos. Contribuciones teóricas latinoamericanas para el
estudio de la política internacional. Políticas exteriores latinoamericanas en perspectiva
comparada.
- Teacher: Carlos Roberto Pio da Costa Filho
IRI0053 - COMÉRCIO INTERNACIONAL - Turma 01 - 2025/2
- Teacher: Carlos Roberto Pio da Costa Filho
IRI0066 - SISTEMA FINANCEIRO INTERNACIONAL - Turma 01 - 2025/2
- Teacher: Antonio Carlos Moraes Lessa
IRI0154 - HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO BRASIL - Turma 02 - 2025/2
A disciplina tem por objetivo apresentar e discutir criticamente a evolução histórica da inserção internacional do Brasil, das suas origens, em 1822, aos dias atuais. Será dada ênfase aos processos políticos e econômicos, onde se inclui o estudo em perspectiva histórica das suas linhas de força, ideias e princípios norteadores, principais projetos e relacionamentos bilaterais e da atuação nos foros multilaterais. São objetos da construção da disciplina: 1. Aspectos conceituais e metodológicos da análise histórica da inserção internacional do Brasil; 2. Os antecedentes da independência e das origens do Estado brasileiro; 3. A inserção internacional do Brasil sob a monarquia, de 1822 a 1889; 4. A Política Exterior da República, de 1889 a 1930; 5. O paradigma de inserção internacional do Nacional Desenvolvimentismo, de 1930 a 1990 e; 6. A inserção internacional do Brasil no mundo pós-Guerra Fria.
- Teacher: Antonio Carlos Moraes Lessa
PPGRI0099 - MÉTODOS QUANTITATIVOS - Turma 01 - 2025/2
A disciplina tem o propósito de apresentar e discutir técnicas de análise de estratégias de investigação e de comunicação científica na área de Relações Internacionais, e disciplinas correlatas, em seus diferentes formatos. São etapas da construção da disciplina: 1. Análise e discussão dos aspectos centrais da comunicação científica, em suas diferentes formas, expressões e meios; 2. Análise e discussão de estratégias de redação e de comunicação científica; 3. Exploração teórica e prática do ciclo completo de produção acadêmica, abordando desde a concepção inicial de uma pesquisa até sua publicação final, incluindo estratégias eficazes para maximizar a visibilidade e o impacto do trabalho na comunidade científica.