Opções de inscrição

Unidade 1 – Os fundamentos do trabalho docente: educação, pedagogia, didática e tendências pedagógicas

1.1    A relação entre sociedade, educação, pedagogia e suas implicações no processo didático

1.1.1  Função social da educação e da escola

1.2 Educação, Pedagogia e Didática: conceitos, finalidades, campos, tensões e conflitos ideológicos

1.3 Tendências pedagógicas na prática escolar

 

 

 

Unidade 2 – Planejamento educacional e a organização do trabalho pedagógico na escola

3.1 Planejamento: concepções, finalidades, tipos, organização e implicações no trabalho pedagógico.

3.2 PNE/PDE

3.3 Projeto político-pedagógico como construção coletiva: concepção, princípios e elementos estruturantes.

3.3.1 A organização curricular da escola básica (BNCC; Currículo em Movimento).

3.3.2 Coordenação pedagógica: espaço-tempo primordial para o planejamento colaborativo na escola

 

Unidade 3 – A organização do trabalho didático-pedagógico: princípios e elementos estruturantes da aula

2.1 A concepção e organização didática da aula na educação básica como espaço de relações e interações: (objetivos; seleção e organização de conteúdos; metodologia; técnicas de ensino; relação pedagógica; recursos didáticos e midiáticos).

2.2 Estratégias de Ensino: métodos e técnicas de ensino.

2.3 Análise de planos de curso e de plano de aula (identificação, justificativa, objetivos gerais e específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, cronograma e bibliografia).

2.4. A avaliação escolar como categoria central do trabalho pedagógico. Concepções, funções, procedimentos e recursos avaliativos (provas, relatórios, observação, entrevista, portfólios e outros) e os três níveis da avaliação.

2.5. Relação professor-aluno: implicações no processo ensino-aprendizagem.

 

Unidade integradora – Planejamento de Ensino: plano de curso e de aula

Ä Oficina de Planejamento:

1 Análise de um PPP de escola pública

2 Plano de curso organizado em unidades didáticas (identificação, justificativa, objetivos gerais e específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, cronograma e bibliografia).

3 Plano de Aula (identificação, objetivos específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, recursos, cronograma e bibliografia).

Grau de Ensino: Graduação
Visitantes não podem acessar este curso. Por favor faça login.