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Atenciosamente,

CEAD/TI

Manutenção Programada nas Plataformas Aprender 2 e 3: Melhorias para Você!

Prezados(as) usuários(as),

Informamos que está programada uma manutenção nas plataformas Aprender 2 e 3, com o objetivo de atualizar a versão do Moodle para 4.5, bem como o sistema operacional e o banco de dados dos servidores que hospedam nossos Ambientes Virtuais de Aprendizado (AVA).

Detalhes da Manutenção:

  • Início: 9h do dia 08/08/2025 (sexta-feira)
  • Previsão de Término: 18h do mesmo dia – podendo terminar antes
  • Indisponibilidade: Durante esse período, as plataformas Aprender 2 e 3 ficarão indisponíveis aos usuários. No entanto, é possível que os serviços sejam reestabelecidos antes do tempo previsto.

Justificativa:
A realização desta manutenção visa aprimorar a segurança, a inovação e a qualidade dos serviços prestados pelo CEAD, garantindo assim uma experiência mais eficiente e segura para os usuários.

Agradecemos sua compreensão e colaboração.

Atenciosamente,
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LIP0128 - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL - Turma 02 - 2025/2

  • Professor: Ulisdete Rodrigues de Souza Rodrigues

LIP0128 - VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO BRASIL - Turma 02 - 2025/2

Disciplina que focaliza o fenômeno da variação linguística no Português do Brasil L1 e no Português do Brasil L2

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LIP0094 - SOCIOLINGUISTICA DO PORTUGUES DO BRASIL - Turma 01 - 2025/2

  • Professor: Ulisdete Rodrigues de Souza Rodrigues

LIP0094 - SOCIOLINGUISTICA DO PORTUGUES DO BRASIL - Turma 01 - 2025/2

Disciplina que contempla os estudos de variação e mudança no Português Brasileiro.

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LET0004 - VERSÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS - Turma 01 - 2025/2

  • Professor: Maria Del Mar Paramos Cebey

LET0004 - VERSÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS - Turma 01 - 2025/2

Tradução do português ao espanhol de textos literários. 

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LIP0004 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PORTUGUÊS 2 - Turma 01 - 2025/2

  • Professor: Viviane Cristina Vieira

LIP0004 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PORTUGUÊS 2 - Turma 01 - 2025/2

Ementa

Análise crítica da legislação nacional para o segmento do Ensino Médio, do currículo e do projeto pedagógico da escola-campo de estágio. Análise de materiais didáticos. Observação e participação em atividades da escola. Elaboração de materiais didáticos e planejamento de aulas. Prática de ensino de língua portuguesa. Observação e regência de sala de aula. Elaboração de pré-projeto para o trabalho de conclusão de curso.

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LIP0148 - LABORATORIO DE REDACAO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO - Turma 01 - 2025/2

  • Professor: Carolina Goncalves Gonzalez

LIP0153 - PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 1 - Turma 01 - 2025/2

  • Professor: Carolina Goncalves Gonzalez

LIP0154 - PRÁTICA DE TEXTOS - Turma 05 - 2025/2

  • Professor: Carolina Goncalves Gonzalez

LET0186 - PRÁTICA DE TRADUÇÃO INGLES/PORTUGUES: TEXTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS - Turma 01 - 2025/2

  • Professor: Flavia Cristina Cruz Lamberti Arraes

LIP0154 - PRÁTICA DE TEXTOS - Turma 01 - 2025/2

  • Professor: Rodrigo Albuquerque Pereira

LIP0154 - PRÁTICA DE TEXTOS - Turma 01 - 2025/2

Práticas de leitura e de escrita de textos acadêmicos: resenha, resumo, artigo, fichamento.

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PPGL2742 - LEXICOLOGIA E TERMINOLOGIA - Turma 01 - 2025/2 (PPG)

  • Professor: Flavia de Oliveira Maia Pires

PPGL2742 - LEXICOLOGIA E TERMINOLOGIA - Turma 01 - 2025/2 (PPG)

O significado lexical relativismo universalismo. Léxico e categorização. Relações semânticas de equivalência, de inclusão, de oposição. Estrutura argumental de termos complexos predicação. Variação em terminologia. As linguagens de especialidade. Lexama e termo na semântica prototípica e no modelo cognitivista. Concepção terminológica.

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LIP0161 - LEXICOGRAFIA E ESTRATÉGIAS DE USO DE DICIONÁRIOS - Turma 01 - 2025/2

  • Professor: Flavia de Oliveira Maia Pires

LIP0161 - LEXICOGRAFIA E ESTRATÉGIAS DE USO DE DICIONÁRIOS - Turma 01 - 2025/2

Relação entre a Lexicografia e a Informática representação de lemas nos dicionários de papel e nos dicionários informatizados. Estrutura e descrição de dicionários de língua portuguesa elaborados no Brasil, em Portugal e na África. Estudo comparativo das estruturas discursivas de dicionários de língua portuguesa e de línguas estrangeiras. O viés ideológico das obras lexicográficas: referência, cultura, identidade. Estratégias de uso de dicionários: como ler como consultar como aplicar as informações em textos. O papel da sinonímia e das equivalências nos dicionários monolíngües e multilingües.

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LIP0096 - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS - Turma 01 - 2025/2

  • Professor: Francisca Cordelia Oliveira da Silva
  • Professor: Juliana de Freitas Dias

LIP0096 - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS - Turma 01 - 2025/2

LEITURA ATIVA, ANALITICA E CRITICA DE TEXTOS. PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE RESUMOS, RESENHAS CRITICAS E TEXTOS DISSERTATIVOS-ARGUMENTATIVOS.

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LIP0030 - LABORATÓRIO DE LSB-PSL: VIDEOGRAFIA - Turma 01 - 2025/2

  • Professor: Cristiane Batista do Nascimento

LIP0017 - LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS EM PORTUGUES 2 - Turma 02 - 2025/2

  • Professor: Cristiane Batista do Nascimento

LIP0141 - FONÉTICA E FONOLOGIA - Turma 01 - 2025/2

  • Professor: Poliana Maria Alves

LIP0141 - FONÉTICA E FONOLOGIA - Turma 01 - 2025/2

Universidade de Brasília

Instituto de Letras

Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas

Disciplina: Fonética e Fonologia

Professora: Poliana Maria Alves

 

EMENTA: Produção e classificação dos sons linguísticos. Propriedades acústicas dos sons da fala. Prática de transcrição fonética. Noções de fonologia e análise fonológica. Prática de análise.

 

PROGRAMA:

1) Fonética: definição e conceitos básicos. Aparelho fonador. Produção e descrição dos sons. Classificação de sons vocálicos e consonantais. Transcrição fonética.

 

2) Fonética versus Fonologia.

 

3) Fonologia: fonemas e alofones. Métodos de identificação de fonemas: contraste em ambientes idênticos, contraste em ambientes análogos, distribuição complementar e variação livre. Estrutura silábica. Prática de análise fonológica com diversas línguas.

 

 

AVALIAÇÃO: 1 prova de fonética + 1 prova de fonologia ¸ 2  =  média final

OBS: NÃO HÁ REPOSIÇÃO DE PROVAS. CASO O ALUNO PERCA UMA DAS PROVAS

PREVISTAS, PODERÁ FAZER UMA PROVA ACUMULATIVA NO FINAL DO SEMESTRE.

 

*Atenção para o número de faltas: 4 faltas no semestre. Pela regulamentação da UnB, serão aceitos, para efeito de abono de faltas, atestados médicos indicando doença infecto-contagiosa ou problemas de saúde que inviabilizem a locomoção do aluno para a Universidade.

 

 

BIBLIOGRAFIA:

 

1. CALLOU, Dinah & LEITE, Yonne. 1993. Iniciação à Fonética e à Fonologia. Jorge Zahar Editor,

          Rio de Janeiro.

2. KENT, Ray D. & READ, Charles. 2015. Análise acústica da fala. Cortez Editora, São Paulo.

3. KINDELL, Glória. 1981. Guia de Análise Fonológica. SIL, Brasília.

4................................ 1981. Manual de exercícios para análise fonológica. SIL, Brasília.

5. MAIA, Eleonora Motta. 1986. No Reino da Fala: A linguagem e seus sons. Editora Ática, São Paulo.         

6. SILVA, Thaïs Cristófaro. 1999. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de

        exercícios. Editora Contexto, São Paulo.

      

7. WEISS, Helga. 1988. Fonética Articulatória: guia e exercícios. SIL, Brasília.

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LIP0099 - FONETICA E FONOLOGIA DO PORTUGUES - Turma 01 | 02 - 2025/2

  • Professor: Poliana Maria Alves

LIP0099 - FONETICA E FONOLOGIA DO PORTUGUES - Turma 01 | 02 - 2025/2

Disciplina: Fonética e Fonologia do Português - Professora: Poliana Maria Alves

 

EMENTA: Fonética e fonêmica. Os fonemas portugueses. A variedade culta brasileira: estudo atual da questão. Variantes estigmatizadas. Entoação métrica. Transcrição fonética. Leitura expressiva. A ortografia portuguesa.

 

PROGRAMA: 1- Aparelho fonador e articulação de sons consonantais e vocálicos existentes no português.      

2- Transcrição fonética.

3- Metodologia de análise fonológica: conceitos básicos de fonologia (contraste, variação livre e distribuição complementar).

4- Análises fonológicas do português do Brasil de Eunice Pontes e Mattoso Camara: consoantes, vogais, estrutura silábica, acento de intensidade e vocábulos fonológicos.

5- Processos fonológicos encontrados na variante padrão e nas variantes estigmatizadas.

6- Relação entre fonemas e gramemas: influências da fonologia na aquisição da modalidade escrita.

 

AVALIAÇÃO: - duas provas parciais, trabalho sobre o livro “Guia Teórico do Alfabetizador”

Fmédia final = 1a prova + 2a  prova + trabalho (OBS: NÃO HÁ REPOSIÇÃO DE PROVAS. CASO O ALUNO PERCA UMA DAS PROVAS PREVISTAS, PODERÁ FAZER UMA PROVA ACUMULATIVA NO FINAL DO SEMESTRE).

*Atenção para o número de faltas: 8 faltas no semestre. Pela regulamentação da UnB, serão aceitos, para efeito de abono de faltas, atestados médicos indicando doença infectocontagiosa ou problemas de saúde que inviabilizem a locomoção do aluno para a Universidade.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

1- CALLOU, D. I. & LEITE, Yonne.1990. Iniciação à fonética e à fonologia. Jorge Zahar Editor,

          Rio de Janeiro.

2- CAMARA JR, J. M.1977. Para o estudo da fonêmica portuguesa. Editora Padrão, Rio de Janeiro.           

3- ......................1984. Estrutura da língua portuguesa. Editora Vozes, Petrópolis.

4- ...................... 1988. Problemas de lingüística descritiva. Editora Vozes, Petrópolis.

5- KENT, Ray D. & READ, Charles. 2015. Análise acústica da fala. Cortez Editora, São Paulo.

6- KINDELL, Glória. 1981. Guia de Análise Fonológica. SIL, Brasília.

7- .............................. 1981. Manual de exercícios para análise fonológica. SIL, Brasília.

8- LEMLE, Mirian. 1994. Guia teórico do alfabetizador. Editora Ática, São Paulo.

9- MAIA, Eleonora M. 1985. No reino da fala: a linguagem e seus sons. Editora Ática,

            São Paulo.

10- PONTES, Eunice. 1973. Estrutura do verbo no português coloquial. Editora Vozes, Petrópolis.

12- SILVA, Thaïs Cristófaro. 1999. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de

        exercícios. Editora Contexto, São Paulo.

13- WEISS, Helga. 1988. Fonética Articulatória: Guia e exercícios. SIL, Brasília.    

 

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LIP0145 - MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA - Turma 01 - 2025/2

  • Professor: Flavia de Castro Alves

LIP0145 - MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA - Turma 01 - 2025/2

1. PRIMEIRA PARTE: MORFOLOGIA, SINTAXE, MORFOSSINTAXE

1.1 Definição, objeto de estudo e conceitos iniciais

1.2 Palavras e formação de palavras: a natureza do léxico

1.3 Processos morfológicos e categorias conceituais

2. SEGUNDA PARTE: ESTUDOS MORFOLÓGICOS DO PORTUGUÊS

2.1 Das diferenças entre flexão e derivação

2.2 Das semelhanças entre flexão e derivação

3. TERCEIRA PARTE: ESTUDOS MORFOSSINTÁTICOS DO PORTUGUÊS

3.1 Das diferenças entre palavras de classe aberta e palavras de classe fechada

3.2 Palavras de classe aberta em português: nomes e verbos

4. QUARTA PARTE: ESTUDOS SINTÁTICOS DO PORTUGUÊS

4.1 Relações gramaticais e tipologia de alinhamento

4.2 Propriedades do sujeito em português

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LIP0003 - T01

  • Professor: Ormezinda Maria Ribeiro

LIP0016

  • Professor: Sandra Patricia de Faria do Nascimento

LIP0016

Unidade I - Visão política e visão linguística do bilinguismo de surdos

1 - Tipos de bilinguismo, segundo a política de línguas e a escolarização dos surdos.

2 - No Brasil, o conceito de bilinguismo no Decreto 5626/2005, análise e crítica.

 

Unidade II - O bilinguismo e suas variedades

1  - Sociedades bilíngues e aprendizagem de línguas.

2 - Situações que produzem bilinguismo: línguas em contato; interferências linguísticas; diglossia.

3 - Diferenças entre bilinguismo oral e bilinguismo escrito.

 

Unidade III - A formação bilíngue em línguas de modalidades diferentes e distantes.

1 - Aquisição de uma segunda língua como metodologia cognitiva de aprendizagem.

2 - A interlíngua como uma competência adquirida.

3 - Oficina de textos bilíngues.

 

Unidade IV - Plurilinguismo e identidades coletivas

1 - A pluralidade de línguas de sinais e o plurilinguismo dos surdos no mundo.

2 - Bilinguismo e formação de identidades coletivas.

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LIP0023

  • Professor: Sandra Patricia de Faria do Nascimento

LIP0023

Unidade I - Análise comparativa entre textos dissertativos com argumento e sem argumento

1- Características do texto dissertativo-expositivo versus texto dissertativo-argumentativo.

2- Leitura e análise das situações discursivas argumentativas em texto selecionados.

3- Escrita dirigida em sala de aula: correção comentada.

 

Unidade II - Composição de raciocínios argumentativos

1. Composição de raciocínios argumentativos em textos que contenham:

a. Fato e opinião

b. Evidência e inferência

c. Verdade, probabilidade e hipótese

2. Escrita dirigida em sala de aula: correção comentada.

 

Unidade III - A sintaxe da frase argumentativa.

1- Análise e emprego de verbos com papel argumental: tempos e modos.

2- Análise e emprego de conectivos que introduzem argumentos.

3- Escrita dirigida em sala de aula: correção comentada.

 

Unidade IV - O léxico da frase argumentativa

1- Análise e emprego de adjetivo como argumento de frase

2- Distinção entre argumentos por adjetivo e por advérbio; lugar e ordem.

                                                       3- Escrita dirigida em sala de aula: correção comentada.

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