- Professor: Flavio Bezerra de Sousa
FED0053 - INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS E INDICADORES EDUCACIONAIS - Turma 01 - 2024/1
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS E INDICADORES EDUCACIONAIS
Professor: Dr. Flávio Bezerra de Sousa
E-mail: flavio.sousa@unb.br
Turma: 01
Ano/semestre: 2024.1º
Dia/horário: 3N1234
Local: FE1S3
Ementa:
Introdução ao estudo de fontes de dados quantitativos em Educação; organização e apresentação de dados educacionais: variáveis, tabelas e gráficos; introdução sobre a produção de indicadores educacionais, sociais e econômicos; introdução a métodos estatísticos aplicados a produção de informações e indicadores educacionais; conhecimento de ferramentas computacionais para a realização de análises estatísticas.
I – OBJETIVOS
A disciplina tem como objetivo a aprendizagem das(os) estudantes com vistas a uma atuação consciente como futuros profissionais da educação, especialmente pautada na qualidade da educação.
Geral
A disciplina tem o objetivo de apresentar os procedimentos, os instrumentos e os métodos utilizados nos indicadores sociais, econômicos e educacionais. Pretende apresentar o Censo da Educação Básica e no SAEB para o cálculo dos indicadores que permitem o monitoramento da educação básica no país, nos diferentes níveis de agregação em que esses dados são disponibilizados pelo INEP. Tem a intenção em indicar a forma de acesso aos dados e a prospecção dos diferentes usos dos indicadores do INEP, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade das atividades cotidianas de planejamento e gestão da educação pública. Pretende estudar também os indicadores relativos ao Censo da Educação Superior.
Específicos
ü Conhecer fontes de dados quantitativos em educação;
ü Apresentar dados educacionais: variáveis, tabelas e gráficos;
ü Abordar o conhecimento sobre produção de indicadores educacionais, sociais e econômicos;
ü Introduzir os métodos estatísticos aplicados a produção de informações e indicadores educacionais;
ü Introduzir ferramentas computacionais para a realização de análises estatísticas.
II – Conteúdo Programático
Unidade I – Conceito, tipos e propriedades dos indicadores
I.1 - Introdução: Direito à educação, federalismo e o Sistema Educacional Brasileiro – níveis e modalidades de ensino, responsabilidades das diferentes esferas do governo.
I. 2 - Breve História;
I. 3 - Conceito, medidas;
I. 4 - Tipologias;
I.5 - Propriedades desejáveis.
Unidade II – Análise de Indicadores Educacionais
III. 1 – Indicadores sociodemográficos
III. 2 – Indicadores de oferta;
III. 3 – Indicadores de rendimento/resultado;
III. 4 – Indicadores de entrega (PPA);
III. 5 – Indicadores de financiamento (Orçamentários)
III. 6 – Indicadores de comparação internacional
Unidade III – Instrumentalização e análise de dados
IV. 1 - Comparação internacional
IV. 2 – Sistema de Indicadores
IV 3 – Elaboração de tabelas e gráficos
IV. 4 – Ferramentas computacionais para a realização de análises de dados
III – Metodologia
A disciplina será desenvolvida através de metodologia de ensino-aprendizagem participativa, de modo a possibilitar a construção coletiva de conhecimentos e incentivar a busca investigativa do conhecimento. Serão utilizadas estratégias diversificadas, alternando aulas expositivas dialogadas, debates, trabalhos em grupo, estudos dirigidos e seminários temáticos orientados, tomando por base a leitura/estudo dos textos básicos.
IV – Avaliação
A avaliação dar-se-á ao longo do curso por meio da participação, frequência e compromisso. Será considerado o envolvimento nas atividades desenvolvidas, bem como a qualidade do desempenho nos trabalhos propostos. São requisitos mínimos de aprovação na disciplina: menção MM e 75% de frequência.
A menção final será obtida pela soma das notas e seus respectivos pesos: (1) participação nas atividades desenvolvidas em sala de aula – estudos dirigidos (30%); (2) seminário (50%); (3) avaliação individual (20%).
Tipos da Avaliação:
1) Estudos dirigidos em grupo do seminário: três valendo 10 pontos cada, perfazendo o total de 30 pontos.
2) Seminário em grupo: Apresentação em sala de aula. Escolha de cada grupo por uma meta do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Análise dos indicadores e monitoramento da evolução da meta. Elaboração e análise de dados estatísticos relativos à meta. Total de 50 pontos.
3) Autoavaliação/Participação – Total de 20 pontos
Informações importantes:
Os textos obrigatórios digitalizados estarão disponíveis em formato de link neste plano de curso.
V – Cronograma 2024/1º
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE DADOS E INDICADORES EDUCACIONAIS |
||
Unidade 1 – Fonte de dados, pesquisas e relatórios socioeducacionais |
||
AULA/DATA |
ROTEIRO |
ATIVIDADE |
1ª 19.03.24 |
Apresentação dos estudantes e do professor Discussão do Plano de Ensino e cronograma da disciplina Atividade semana de acolhimento Semana de acolhimento / Palestra aberta Sala Papirus “Auxílios e bolsas, acessibilidade e saúde mental na universidade.” |
Atividade inicial |
2ª 26.03.24 |
Tema 01 - Direito à educação, federalismo e o sistema nacional de educação: níveis e responsabilidades nas distintas esferas de governo.
Texto básico 1: MASCARENHAS, Caio G. Direito à Educação, Federalismo e Financiamento nas Constituições Brasileiras: o passado, o presente e o futuro. Texto básico 2: FERREIRA, Eliza B. A consolidação do direito à educação como desafio para um Estado de bem-estar no Brasil.
|
Debate em sala |
3ª 02.04.24 |
Tema 02 - Indicadores sociais: história, conceitos, aplicações, tipologias e atributos desejáveis
Texto Básico 3: JANNUZZI, Paulo de M. Indicadores Sociais no Brasil. Conceitos, Fontes de Dados e Aplicações. P. 17 – 42. Texto Básico 4: JANNUZZI, Paulo de M. Indicadores socioeconômicos na gestão pública. P. 13 – 49. |
Debate em sala
|
4ª 09.04.24 |
Tema 03 - Fonte de dados, relatórios e pesquisas
Texto Básico 5: JANNUZZI, Paulo de M. Indicadores socioeconômicos na gestão pública. P. 55 – 81. Texto básico 6: JANNUZZI, Paulo de M. Indicadores socioeconômicos na gestão pública. P. 87 – 101. |
Debate em sala
|
5ª 16.04.24 |
Tema 04 – Indicadores educacionais e política pública
Texto básico 7: RODRIGUES, Rita de C et al. Indicadores da educação e a análise das políticas públicas. Texto básico 8: FILHO, Luciano N. F.; ABREU, Mariana C. A. de. Análise dos indicadores educacionais de desempenho, entre escolas públicas estaduais do Ceará. |
Debate em sala
Entrega estudo dirigido 01 |
Unidade II – Apreensão e análise de Indicadores |
||
6ª 23.04.24 |
Tema 05 – Indicadores
Indicadores sociodemográficos Indicadores de oferta; Indicadores de rendimento/resultado.
Texto básico 09: NETO, José G. M. Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Texto básico 10: ALVES, Maria T. G.; SOARES, José F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação.
|
Debate em sala
|
7ª 30.04.24 |
Tema 06 – Indicadores e desigualdades educacionais
Indicadores educacionais do PPA; Indicadores de financiamento (Orçamentários) Texto básico 11: GARCIA, Adir V.; HILLESHEIM, Jaime. Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos planos nacionais de educação e nos planos plurianuais federais. Texto básico 12: ALVES, Maria T. G. Caracterização das desigualdades educacionais com dados públicos: desafios para conceituação e operacionalização empírica.
|
Debate em sala |
8ª 07.05.24 |
Tema 07 – Indicadores e estatísticas educacionais
-As metas do PNE e seus indicadores: panorama da educação brasileira - O SAEB e indicadores de desempenho: matrizes e escalas - O IDEB e a qualidade da educação
Texto básico 12: DOURADO, Luiz F. Plano Nacional de Educação: política de Estado para a educação brasileira. Texto básico 13: INEP. SANTOS, Robson dos. Os desafios da meta 8 do PNE: Juventude, Raça/Cor, Renda e Territorialidade. |
Debate em sala Entrega estudo dirigido 02 |
Unidade III – Instrumentalização, análise de dados e política pública |
||
09ª 14.05.24 |
Tema 08: Comparação internacional: indicadores
Dispositivos internacionais: indicadores da OCDE para a educação
Texto básico 14: INEP. Panorama da educação – destaques do Education at a Glance 2022. Texto básico 15: SILVA, Maria A. da.; SILVA, Maicon D. A.; FERREIRA, Neusa S. R. Governar por números: política da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico para a Educação Básica.
|
Debate em sala |
10ª 21.05.24 |
Tema 09 – Sistema de indicadores
Palestra / Convidado da administração pública
|
Debate em sala |
11ª 28.05.24 |
Tema 10 – Monitoramento por indicadores
Palestra / Convidado da administração pública
|
Debate em sala Entrega estudo dirigido 03 |
12ª 04.06.24 |
Livre para organização dos seminários |
Aberto |
13ª
11.06.24 |
Apresentação de seminários. |
Debate em sala |
14ª
18.06.24 |
Apresentação de seminários |
Debate em sala |
15ª
25.06 |
Apresentação de seminários. |
Debate em sala |
16ª
02.07.24
|
Avaliação conceitual final do curso
Encerramentos das atividades acadêmicas com a turma (Chá da noite) |
Individual |
09.07.24 |
Encaminhamentos finais da disciplina
Balanço do curso
|
Autoavaliação Sem especificação |
VI – Referências
1.1. Legislação Básica
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Versão atualizada. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394 de 20/12/1996 e atualizações. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>
BRASIL. Plano Nacional de Educação (2014 – 2024). Versão atualizada. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm.
BRASIL. Decreto nº 9.432, de 29 de junho de 2018. Regulamenta a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica. Diário Oficial da União, 02 de julho de 2018. Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/d9432.htm.
1.2. Bibliografia básica e complementar
AÇÃO EDUCATIVA, Unicef, PNUD, Inep-MEC (coordenadores). Indicadores de qualidade na educação. São Paulo: Ação Educativa, 2004.
ALVES, Maria T. G. Caracterização das desigualdades educacionais com dados públicos: desafios para conceituação e operacionalização empírica. Lua Nova, São Paulo, 2020. Disponível em: https://cedec.org.br/wp-content/uploads/2022/04/LN110_Completo_WEB-1.pdf. Acesso em: 18 de mar. 2024
CASTRO, Jorge Abrahão de. Proteção social em tempos de COVID – 19. Evolução do bem-estar social dos brasileiros: da expectativa cidadã ao prenuncio da bárbarie social. In: Brasil: Estado social contra a barbárie / Jorge Abrahão de Castro, Marcio Pochmann (organizadores). – São Paulo : Fundação Perseu Abramo, 2020. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/wp-content/uploads/sites/5/2020/07/Brasil-Estado-Social-contra-a-Barb%C3%A1rie-Capa.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2023.
DOURADO, Luiz Fernandes. Plano Nacional de Educação: política de Estado para a educação brasileira. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – Brasília : Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2018. Disponível em: http://seriepne.inep.gov.br/ojs3/index.php/seriepne/issue/view/304>. Acesso em 24 de ago. 2023.
FERREIRA, Eliza Bartolozzi. A consolidação do direito à educação como desafio para um Estado de bem-estar no Brasil. In: Brasil: Estado social contra a barbárie / Jorge Abrahão de Castro, Marcio Pochmann (organizadores). – São Paulo : Fundação Perseu Abramo, 2020. Disponível em: https://fpabramo.org.br/publicacoes/wp-content/uploads/sites/5/2020/07/Brasil-Estado-Social-contra-a-Barb%C3%A1rie-Capa.pdf. Acesso em: 30 ago. 2023.
FILHO, Luciano N. F.; ABREU, Mariana C. A. de. Análise dos indicadores educacionais de desempenho, entre escolas públicas estaduais do Ceará. Educação & Linguagem, São Bernardo do Campo, SP, p. 37-49. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2020/07/4_REdLi_2020.ESPECIAL_2.pdf. Acesso em: 18 de mar. 2024.
GARCIA, Adir V.; HILLESHEIM, Jaime. Pobreza e desigualdades educacionais: uma análise com base nos planos nacionais de educação e nos planos plurianuais federais. Educar em Revista, Curitiba, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51386/33532. Acesso em: 18 mar. 2024.
INEP. Panorama da Educação: destaques do Education at a Glance 2022. Brasília, 2022. Disponível: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/panorama_da_educacao_2022.pdf. Acesso em: 18 de mar. 2024.
INEP. Dicionário de indicadores: fórmulas de cálculo. 2004. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/dicionario-de-indicadores-educacionais-2013-formulas-de-calculo. Acesso em 24 de ago. 2023.
INEP. Relatório do 4º. Ciclo de Monitoramento do PNE – 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/gestao-do-conhecimento-e-estudos-educacionais/estudos-educacionais/relatorios-de-monitoramento-do-pne. Acesso em 24 de ago. 2023.
INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação. Disponível em hhttps://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao- superior-graduacao. Acesso em: 30 ago. 2023.
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores Sociais no Brasil. Conceitos, Fontes de Dados e Aplicações. Alínea; 6ª edição. 2017.
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores socioeconômicos na gestão pública. 3ª ed. rev. atual. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC;[Brasília]: CAPES: UAB, 2014.
MASCARENHAS, Caio Gama. Direito à Educação, Federalismo e Financiamento nas Constituições Brasileiras: o passado, o presente e o futuro. Revista Eletrônica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro - PGE-RJ, Rio de Janeiro, v. 4 n. 1, jan./abr. 2021. Disponível em: https://revistaeletronica.pge.rj.gov.br/index.php/pge/article/view/222 .
NETO, José G. M. Sistema de indicadores educacionais no acompanhamento e avaliação de políticas públicas. Estudos em Avaliação Educacional, Rio de Janeiro, 2008. DOI: https://doi.org/10.18222/eae194120082068.
OCDE. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico. Education at a Glance. 2022. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2022_3197152b-en. Acesso em 24 de ago. 2023.
RODRIGUES, Rita de C et al. Indicadores da educação e a análise das políticas públicas. ANPAE, https://www.anpae.org.br/IBERO_AMERICANO_IV/GT1/GT1_Comunicacao/RitadeCassiaMCossioRodriguez_GT1_integral.pdf
SANTOS, Robson dos. Os desafios da meta 8 do PNE: Juventude, Raça/Cor, Renda e Territorialidade. Série PNE em Movimento, v. 1, p. 10-48, 2016. Disponível em: http://seriepne.inep.gov.br/ojs3/index.php/seriepne/issue/view/305 . Acesso em 24 de ago. 2023.
SILVA, Maria A. da.; SILVA, Maicon D. A.; FERREIRA, Neusa S. R. Governar por números: política da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico para a Educação Básica. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/qdwqLQwJJgsGsQyMt8qN8Rs/
Páginas eletrônicas de interesse
https://deolhonosplanos.org.br/ https://www.ibge.gov.br/
https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais
https://www.gov.br/planalto/pt-br
https://www.observatoriodopne.org.br/
https://www.simcaq.c3sl.ufpr.br/
http://www1.siop.planejamento.gov.br/acessopublico/?pp=acessopublico&rvn=1
https://www12.senado.leg.br/orcamento/sigabrasil
https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/
https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/#/equipe
https://www.greppe.fe.unicamp.br/pt-br
- Professor: Flavio Bezerra de Sousa
PAD0076 - AVALIAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS - Turma 01 - 2024/1
PAD0076 – AVALIAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
Nível de ensino: Graduação
Disciplina: PAD0076 – AVALIAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
Professor: Dr. Flávio Bezerra de Sousa
Email: flavio.sousa@unb.br
Turma: 01 / Quarta-feira / 19:00 – 22:20
Ano/semestre: 2024.1º
Dia/horário: 4N1234
Local: FE5S7
I – EMENTA
Conceituação. Pressupostos epistemológicos e vertentes teóricas da avaliação educacional. Avaliação como política numa perspectiva histórica. Níveis, tipos e modalidades de avaliação de sistemas, programas e projetos educacionais. Aspectos metodológicos de avaliação educacional. Indicadores e qualidade em educação. Análise de experiências e práticas vigentes em avaliação educacional na Educação Básica e Educação Superior.
II – OBJETIVOS
1. Geral
Analisar e demonstrar os fundamentos epistemológicos e práticos da avaliação nas organizações educativas, ressaltando suas potencialidades como instrumento científico para a concepção, o planejamento e a gestão da educação, numa perspectiva crítico-transformadora de implementação e monitoramento de políticas, programas e projetos educacionais.
2. Específicos
ü Analisar pressupostos, princípios, finalidades e aspectos históricos da avaliação nas organizações educativas, tomando como referência as diferentes concepções de educação.
ü Estabelecer relação crítica entre pesquisa e avaliação nas organizações educativas, considerando os efeitos políticos e pedagógicos das práticas e sistemas avaliativos.
ü Discutir métodos e técnicas de avaliação das organizações educativas voltada à construção do conceito de qualidade como subsídio à tomada de decisões, numa abordagem transformadora e emancipatória.
ü Analisar práticas e experiências de avaliação em larga escala, levando em conta diferenciadas instâncias dos sistemas educacionais do Brasil e do Distrito Federal.
III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I -Pressupostos e abordagens histórico-conceituais da avaliação nas organizações educativas
1.1. Natureza da avaliação institucional
1.2. Qualidade em educação: concepções e implicações;
1.3. Abordagens conceituais e metodológicas da avaliação nas organizações educativas
1.4. A avaliação como instrumento de política, planejamento e gestão dos sistemas educacionais
Unidade II – Avaliações Institucional
2.1. Avaliação institucional: natureza, concepções e objetivos envolvidos
2.4. Dimensões consideradas nos processos de avaliação institucional de instituições educativas
Unidade III – Avaliações em larga escala e a análise das políticas vigentes
3.1. Avaliação em larga escala natureza, concepções e objetivos envolvidos
3.2. Efeitos políticos e pedagógicos das avaliações em larga escala;
3.3. Análise de propostas e políticas de avaliação em larga escala
IV -METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida por intermédio de metodologia participativa, de modo a possibilitar a construção coletiva de conhecimentos, bem como a incentivar a busca investigativa do conhecimento, própria da educação superior. Serão utilizadas diversas técnicas didáticas, de acordo com o conteúdo desenvolvido. Objetiva-se abrir espaço para o debate dos aspectos teóricos e práticos da avaliação educacional.
V – AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á ao longo do curso. Será considerada a participação do aluno nas atividades desenvolvidas, bem como a qualidade do desempenho evidenciado nos trabalhos propostos. A menção final será obtida por meio do somatório de pontos, conforme o quadro a seguir:
Atividade |
Pontuação |
Participação individual e problematização de um dos textos da disciplina |
15 |
Atividades individuais |
15 |
Avaliação síntese |
40 |
Seminários |
30 |
Total |
100 |
IV- CRONOGRAMA
Datas |
Aulas |
Temas/Atividades |
|
unidade 1 – Pressupostos, abordagens históricAS E conceituais da avaliação nas organizações educativas |
|||
20.03.24 |
1a |
- Apresentação de alunos e professora - Apresentação e discussão do Plano de Curso - Estabelecimento de compromissos e da dinâmica da disciplina - Introdução à temática da disciplina |
|
27.03.24 |
2ª |
Qualidade da Educação Texto 1: ESTEVÃO, Carlos. A Qualidade da educação: suas implicações na política e na gestão pedagógica. RBPAE - v. 29, n. 1, jan/abr. 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/42818/27118 Texto 2: CABRITO, Belmiro. Avaliar a qualidade em educação: avaliar o quê? Avaliar como? Avaliar para quê? Cadernos CEDES, Campinas, vol. 29, n. 78, maio/ago. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/zLzLGpYQGc3ycFYC4f4PhZL/ Assistir às Reportagens |
|
03.04.24 |
3ª |
Perspectivas epistemológicas para a avaliação educacional Texto 3: FRANCO, M. L. P. B. Pressupostos epistemológicos da avaliação educacional. Cadernos de Pesquisa, 74, 1990. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1084 Texto 4: CHUEIRI, M. S. F. Concepções sobre a avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, v.19, n.39, 2008. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1418/1418.pdf Texto 5: BARRETTO, Elba. A Avaliação da Educação Básica entre dois modelos. Educação & Sociedade, ano XXII, no 75, Agosto/2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/kTmJXZHH8fkWBG68HvhrFbM/?format=pdf |
|
10.04.24 |
4a |
Histórico das políticas de avaliação educacional Texto 6: GATTI, B. A. Avaliação educacional no Brasil: pontuando uma história de ações. Eccos Rev. Cient. n.1, v.4, 2002. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/291. Texto 7: VIANNA, H. M. Avaliação educacional: uma perspectiva histórica. Estudos em Avaliação Educacional, v.25, n.60, 2014. DOI: https://doi.org/10.18222/eae01219952297 |
|
UNIDADE 2 –Avaliação Institucional |
|||
17.04.24 |
5ª |
Avaliação Institucional – Autoavaliação Texto 8: SORDI, M. R. L.; LUDKE, M. Da Avaliação da Aprendizagem à Avaliação Institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação, v.14, n.2, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/7zM7wf5Zw6wxrK8LTbwpWJq/?format=pdf Texto 9: RIBEIRO, V. M., RIBEIRO, V. M.; GUSMAO, J. B. Indicadores de qualidade para a mobilização da escola. Cadernos de Pesquisa, v.35, n. 124, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/nrRVkXcdGrsqQJhRHVbjJML/?format=pdf&lang=pt Convidado: Jacy Braga Rodrigues (SEDF) Palestra: Avaliação Institucional: gestão e qualidade educacional |
|
24.04.24 |
6ª |
Dimensões: Clima Escolar e Ambiente Físico Texto 10: - D AUREA-TARDELI, D. Avaliação dos valores de professores: possibilidades para uma escola democrática. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(56), 220–251. DOI: https://doi.org/10.18222/eae245620132742 Texto 11: SOARES NETO, J. J.; JESUS, G. R., KARINO, C.A.; ANDRADE, D. F. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos de Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, 2013. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1786/1786.pdf |
|
01.05.24 |
FERIADO NACIONAL |
||
08.05.24 |
7ª
|
Dimensões: Prática pedagógica e ensino-aprendizagem Texto 12: CANEN, A.; SANTOS, A. P. S. Avaliação escolar para a aprendizagem: possibilidades e avanços na prática pedagógica. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 16. 2014. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/208 Texto 13: EBERHARDT, I. F. N., COUTINHO, C. V. S. Dificuldades de aprendizagem em matemática nas séries iniciais: diagnóstico e intervenções. Vivências, v. 7, n.13, 2011. Disponível em: http://www2.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_013/artigos/artigos_vivencias_13/n13_08.pdf Texto 14: MUNIZ, L. S.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. A aprendizagem da leitura e da escrita: análise da produção científica. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, 2013. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3273 |
|
15.05.24 |
8ª |
Dimensões: Formação, condições de trabalho e gestão escolar Texto 15: OLIVEIRA, D. A. Carreira e piso nacional salarial para os profissionais da educação básica. Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, 2016. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/654 Texto 16: BURGOS, M. B. Dimensões institucionais da gestão escolar. Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. 3, nº 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32234 |
|
22.05.24 |
9ª |
AVALIAÇAO ESCRITA (Textos 1, 4, 5, 7, 8, 12) + Orientação seminário |
|
3 – Análises de experiências em avaliação nas organizações educativas |
|||
29.05.24 |
10ª |
Seminário* 1: Evolução do Censo Escolar Brasileiro (Educacenso) |
|
05.06.24 |
11ª |
Seminário 2: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) |
|
12.06.24 |
12ª |
Seminário 3: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Programa de Avaliação Seriada (PAS) |
|
19.06.24 |
13ª |
Seminário 4: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES – ENADE) |
|
26.06.24 |
14ª |
Seminário 5: Ações Internacionais do INEP: Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, Pirls e Erce) |
|
03.07.24 |
15ª |
Seminário 6: A composição e o uso do Índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) |
|
10.07.24 |
16ª |
Autoavaliação e encaminhamentos finais da disciplina |
|
17,07.24 |
17ª |
Encerramento das atividades e entrega de notas |
|
*Bibliografia específica previamente indicada para subsidiar a realização do trabalho pelo grupo.
Páginas eletrônicas recomendadas
Estudos em avaliação educacional - https://publicacoes.fcc.org.br/eae/issue/archive
- Professor: Lygianne Batista Vieira
MTC0055 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1 - Turma 01 - 2024/1
§ Educação Matemática: surgimento, consolidação e função;
§ Natureza do conhecimento matemático;
§ Tendências em Educação Matemática;
§ Crenças/concepções acerca do conhecimento matemático, do/a professor/a de matemática e da disciplina matemática;
§ Educação Matemática nas perspectivas da Inclusão, da Diversidade, da Educação em Direitos Humanos, da Educação Matemática Crítica, da interculturalidade, da Etnomatemática, da Educação Matemática antirracista e da Sustentabilidade/ecomatemática;
§ Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (formas de ensinar e aprender; principais materiais, conteúdos e metodologias; jogos e brincadeiras);
§ Construção do conceito de número pela criança;
§ Sistema de Numeração Decimal (SND): atividades de agrupamento e troca; valor posicional dos algarismos;
§ Operacionalização do número: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão;
Representação decimal e fracionária dos números racionais.- Professor: Tatiana Yokoy de Souza
FED0050 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV: ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO-ESCOLARES - Turma 03 - 2024/1
O papel do pedagogo nos processos de produção, organização e articulação do conhecimento
e da práxis pedagógica no âmbito de espaços educativos não escolares: Diagnóstico da realidade, observação,
participação, análise, planejamento, execução e avaliação de atividades educativas em espaços educativos não escolares.
- Professor: Adriana Almeida Sales de Melo
PAD0028 - ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma 12 - 2024/1
Organização da Educação
Brasileira na contemporaneidade. Legislação de ensino: Constituição Federal,
diretrizes e bases da educação nacional. Sistema educacional brasileiro -
federalismo no ensino: responsabilidades da União, dos estados federados, do
Distrito Federal e dos municípios; financiamento. Aspectos formais: níveis e
modalidades de ensino; gestão democrática.
- Professor: Adriana Almeida Sales de Melo
PAD0028 - ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma 09 - 2024/1
Organização da Educação
Brasileira na contemporaneidade. Legislação de ensino: Constituição Federal,
diretrizes e bases da educação nacional. Sistema educacional brasileiro -
federalismo no ensino: responsabilidades da União, dos estados federados, do
Distrito Federal e dos municípios; financiamento. Aspectos formais: níveis e
modalidades de ensino; gestão democrática.
- Professor: Renata Silva Almendra
MTC0059 - ENSINO DE HISTÓRIA, IDENTIDADE E CIDADANIA - Turma 02 - 2024/1
A construção do conhecimento histórico. O ensino de História e a História Local. A escola como espaço da produção de conhecimento. Memória Social e Identidades. A escrita escolar da História, os livros didáticos de História. Currículo, Educação das Relações Étnico-Raciais, Gênero e relações de poder em sala de aula. O/a aluno/a como sujeito-histórico.
- Professor: Renata Silva Almendra
MTC0059 - ENSINO DE HISTÓRIA, IDENTIDADE E CIDADANIA - Turma 01 | 02 - 2024/1
A construção do conhecimento histórico. O ensino de História e a História Local. A escola como espaço da produção de conhecimento. Memória Social e Identidades. A escrita escolar da História, os livros didáticos de História. Currículo, Educação das Relações Étnico-Raciais, Gênero e relações de poder em sala de aula. O/a aluno/a como sujeito-histórico.
- Professor: Claudia Marcia Lyra Pato
- Professor: Marcela Pesci Peruzzo
TEF0136 - PSICOLOGIA SOCIAL NA EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2024/1
História da psicologia social e principais tendências e concepções ideológicas subjacentes, enfocando a construção social dos indivíduos a partir de categorias psicossociais. Processos de socialização: identidade, papéis sociais, representações sociais, subjetividade e intersubjetividade. Psicologia social na educação: perspectivas e espaços educacionais.
- Professor: Tatiana Yokoy de Souza
TEF0011 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 09 - 2024/1
Estudos
que articulam a Psicologia com a Educação. Principais teorias da Psicologia,
suas implicações e fundamentação para a análise dos processos de
ensino/aprendizagem. Concepções de desenvolvimento humano em sua relação com os
processos educativos. Processos de subjetivação nas sociedades contemporâneas e
no cenário da educação brasileira
- Professor: Cristina Massot Madeira Coelho
TEF0002 - INFÂNCIA, CRIANÇA E EDUCAÇÃO- Turma 01 - 2024/1
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA CURRÍCULO DA PEDAGOGIA.
- Professor: Cristina Massot Madeira Coelho
TEF0002 - INFÂNCIA, CRIANÇA E EDUCAÇÃO - Turma 02 - 2024/1
DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA.