- Professor: Adriana Almeida Sales de Melo
PAD0028 - ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma 13 - 2024/2
EMENTA: Organização da Educação
Brasileira na contemporaneidade. Legislação de ensino: Constituição Federal,
diretrizes e bases da educação nacional. Sistema educacional brasileiro -
federalismo no ensino: responsabilidades da União, dos estados federados, do
Distrito Federal e dos municípios; financiamento. Aspectos formais: níveis e
modalidades de ensino; gestão democrática.
- Professor: Flavio Bezerra de Sousa
PAD0022 - PLANEJAMENTO EDUCACIONAL - Turma 01 - 2024/2
PLANO DE CURSO – 2024.2
1. Ementa
Aspectos básicos do planejamento como função de governo no Estado brasileiro. A experiência brasileira de planejamento governamental e as perspectivas de transformações futuras. O conceito de planejamento educacional sob as perspectivas política e administrativa. Planejamento educacional e gestão democrática nos sistemas de ensino e nas escolas. Métodos de planejamento: planejamento tradicional, planejamento estratégico, PES.
2. Objetivos
2.1. Geral:
Estudar as concepções e os processos de elaboração e implementação do planejamento da educação brasileira em seu contexto social, econômico, jurídico e político.
2.2. Específicos
· Compreender os fundamentos teórico e metodológicos que orientam o planejamento da educação nos distintos níveis de governo e na escola;
· Analisar o contexto social-econômico-político-jurídico no qual são propostas diferentes concepções de planejamento e intervenção estatal;
· Compreender diferentes métodos de planejamento educacional;
· Conhecer os planos propostos para a implementação de ações pedagógicas e administrativas no âmbito dos sistemas de ensino.
3. Temas de estudo
Eixo norteador: Política e Planejamento Educacional como garantia do direito à educação
Unidade 1 – Estado, Sociedade e Planejamento Educacional
1.1. Tecnocracia no planejamento educacional no Brasil
1.2. Planejamento educacional como função de governo e de Estado
1.3. Perspectiva histórica do planejamento da educação no Brasil
1.4. Planejamento educacional e federalismo no Brasil
Unidade 2 – Métodos de planejamento: construção, implementação e avaliação
2.1. Planejamento: concepção, tipos, níveis e elementos básicos
2.2. Métodos de planejamento: planejamento tradicional, planejamento estratégico, PES.
2.3. Planejamento participativo na educação.
2.4. Planejamento, Plano e Projetos Educacionais
Unidade 3 – Planejamento educacional como garantia do Direito à educação
3.1. Planejamento e gestão democrática – o projeto pedagógico como instrumento orientador da ação da instituição de ensino.
3.2. Plano Nacional de Educação – PNE/2014 / Plano Distrital de Educação – PDE/2015.
4. Metodologia
A disciplina será desenvolvida através de metodologia de ensino-aprendizagem participativa, buscando-se a construção de um ambiente de aprendizagem aberto ao questionamento e ao diálogo crítico, cooperativo e criativo, de modo a possibilitar a construção coletiva de conhecimentos afetos à temática, bem como incentivar a busca investigativa do conhecimento, própria da educação superior. Os temas de estudo serão discutidos nas aulas presenciais, complementados com pesquisas, trabalhos em pares e em grupos ampliados, tomando por base a leitura/estudo dos textos básicos e complementares, previamente indicados.
5. Avaliação
A avaliação será processual, realizada ao longo da disciplina, considerando as atividades de cada seção. Serão consideradas a participação nas atividades avaliativas sugeridas e a qualidade do desempenho evidenciada nos trabalhos realizados. São requisitos mínimos de aprovação na disciplina: menção MM e 75% de frequência.
Atividades avaliativas:
Atividades |
Valor |
Estudo dirigido 1 |
10 pontos |
Estudo dirigido 2 |
10 pontos |
Estudo dirigido 3 |
10 pontos |
Seminários |
30 pontos |
Avaliação final em pesquisa |
40 pontos |
Total |
100 pontos |
6. Cronograma
Período |
Tema |
Texto |
14.10.2024 |
Abertura do 2024.2º semestre |
Semana de Integração da Faculdade de Educação (2º Semestre 2024) |
Unidade 1 Estado, Sociedade e Planejamento Educacional |
||
21.10.2024 |
-Apresentação da turma, da profa. e do Plano de Curso
-A concepção de Plano Educacional |
Dinâmica de Apresentação da turma, debate do Plano de Curso Texto base 1 - HORTA, José Silvério Baia. Liberalismo, tecnocracia, e planejamento educacional no Brasil. Capítulo 1 – p. 17-49).
Texto complementar: VIEIRA, Sofia Lerche. Planos e políticas educacionais: das concepções às práticas, p. 55-71 |
28.10.2024 |
Perspectiva histórica do planejamento da educação no Brasil
|
Texto base 2 – FONSECA, Marília, FERREIRA, Eliza Bartolozzi, SCAFF, Elisangela Alves da. Planejamento e gestão educacional no Brasil: hegemonia governamental e construção da autonomia local. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/PjbZLbdgxCFmm8RcYPkMPkQ/?format=pdf
(Feriado dia do Servidor Público) - Entrega de Resenha |
04.11.2024 |
Tecnocracia no planejamento educacional no Brasil.
|
Texto base 3 – FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Democracia e tecnocracia no planejamento educacional brasileiro: tensões permanentes na educação, p. 57-81.
Semana Universitária – 04 a 10.11.2024 (Obrigatória a participação nas atividades)
|
11.11.2024 |
Planejamento educacional como função de governo e de Estado |
Texto base 4 – FONSECA, Marília. Planejamento Educacional no Brasil: um campo de disputas entre as políticas de governo e as demandas da sociedade, p. 83-103.
Texto complementar: BORDIGNON, Genuíno. Caminhar da educação brasileira: muitos planos, pouco planejamento, p. 29-53.
|
18.11.2024 |
Planejamento educacional e federalismo no Brasil |
Texto base 5 – SENA, Paulo. Planejamento Educacional e Federalismo no Brasil: negociação federativa e execução de políticas educacionais, p. 123 – 145. Texto complementar: ABRUCIO, Fernando Luiz: A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento, p. 39-70. Estudo dirigido 1 |
Unidade 2 Métodos de planejamento: construção, implementação e avaliação |
||
25.11.2024 |
Planejamento: concepção, tipos, níveis e elementos básicos
|
Texto base 6 – BRISOLLA, Lívia Santos, ASSIS, Renata Machado de. O planejamento de ensino para além dos elementos estruturantes de um plano de aula. Disponível em: file:///C:/Users/saint/Downloads/rafaelhono-23.-o-planejamento-de-ensino-para-alm-dos-elementos-estruturantes-de-um-plano-de-aula.pdf Entrega de Resenha |
02.12.2024 |
Métodos de planejamento |
Texto base 7 – FRIEDMANN, John. A racionalidade do Planejamento. In: BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidades e instrumentação. Texto base 8 – GENTILINI, João Augusto. Atores, cenários e planos: o planejamento estratégico situacional e a educação. |
09.12.2024 |
Planejamento participativo na educação. |
Texto base 9 – GANDIN, Danilo. A posição do planejamento participativo entre as ferramentas de intervenção na realidade.
|
16.12.2024 |
Planejamento, Plano e Projetos Educacionais |
Texto base 10 – ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais.
Texto complementar: FERREIRA, Helder, CASSIOLATO, Martha, GONZALEZ, Roberto. Como elaborar modelo lógico de programa: um roteiro básico. Estudo dirigido 2 |
Unidade 3 Planejamento educacional como garantia do Direito à educação |
||
06.01.2024 |
Planejamento e gestão democrática – o projeto pedagógico como instrumento orientador da ação da instituição de ensino. |
Texto base 11- VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico e gestão democrática: novos marcos para a educação de qualidade. Disponível em: file:///C:/Users/saint/Downloads/109-Texto%20do%20Artigo-345-623-10-20121102%20(1).pdf Texto complementar: MACHADO, Cristiane, GANZELI, Pedro. Gestão Educacional e materialização do direito à educação: avanços e entraves.
|
13.01.2025 |
Plano Nacional de Educação/ Plano Distrital de Educação |
Texto base 12 – ARAÚJO, Luiz. O desafio do regime de colaboração no novo Plano Nacional de Educação. Texto complementar: ARANDA, Maria Alice de Miranda, LIMA, Franciele Ribeiro. O plano nacional de educação e a busca pela qualidade socialmente referenciada. Texto base 13 – EVARISTO, Clerton Oliveira, CERQUEIRA, Aquiles Santos. O plano distrital de educação como planejamento estratégico para a escola.
Texto complementar: SOUSA, James Oliveira de, ALMEIDA, Mariana Queiroz de., FIGUEIREDO, Pedro Osmar Flores de Noronha. Plano Distrital de Educação: o monitoramento e seus desafios.
Estudo dirigido 3 |
20.01.2025 |
Atividade dialogada |
Seminários (1, 2 e 3) |
27.01.2025 |
Atividade dialogada |
Seminários (4, 5 e 6) |
03.02.2025 |
|
Envio da avaliação final em pesquisa |
10.02.2025 |
|
Finalização da Disciplina |
6. Bibliografia
6.1. Básica
ABRUCIO, Fernando Luiz “A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento” In OLIVEIRA, Romualdo Portela de e Santana WAGNER (orgs.) Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade Brasília: UNESCO, 2010 link: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001873/187336por.pdf
ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos? Guia prático para elaboração e gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2009.
BRISOLLA, Lívia Santos, ASSIS, Renata Machado de. O planejamento de ensino para além dos elementos estruturantes de um plano de aula. Rev. Espaço do Currículo. João Pessoa, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/saint/Downloads/rafaelhono-23.-o-planejamento-de-ensino-para-alm-dos-elementos-estruturantes-de-um-plano-de-aula.pdf
FERREIRA, Eliza Bartolozzi. Democracia e tecnocracia no planejamento educacional brasileiro: tensões permanentes na educação, p. 57-81. In:.BARTOLOZZI, Eliza, FONSECA, Marília (Orgs). Política e planejamento educacional no Brasil do século 21. Brasília: Líber livro, 2013.
FONSECA, Marília, FERREIRA, Eliza Bartolozzi, SCAFF, Elisangela Alves da. Planejamento e gestão educacional no Brasil: hegemonia governamental e construção da autonomia local. Educar em Revista. Curitiba, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/PjbZLbdgxCFmm8RcYPkMPkQ/?format=pdf
FONSECA, Marília. Planejamento Educacional no Brasil: um campo de disputas entre as políticas de governo e as demandas da sociedade, p. 83-103. In:.BARTOLOZZI, Eliza, FONSECA, Marília (Orgs). Política e planejamento educacional no Brasil do século 21. Brasília: Líber livro, 2013.
HORTA, José Silvério Baia. A concepção de plano educacional. In.: HORTA, José Silvério Baia. Liberalismo, tecnocracia, e planejamento educacional no Brasil: uma contribuição à história da educação brasileira no período 1930-1970. São Paulo : Cortez : Autores Associados, 1982.
GANDIM, Danilo. A posição do planejamento participativo entre as ferramentas de intervenção na realidade. In.: GANDIM, Danilo. Planejamento como prática educativa. 19ª Edição. São Paulo : Edições Loyola, 2011.
GENTILINI, João Augusto. Atores, cenários e planos: o planejamento estratégico situacional e a educação.
SENA, Paulo. Planejamento Educacional e Federalismo no Brasil: negociação federativa e execução de políticas educacionais, p. 123 – 145. In:.BARTOLOZZI, Eliza, FONSECA, Marília (Orgs). Política e planejamento educacional no Brasil do século 21. Brasília: Líber livro, 2013.
6.2. Complementar
ARAÚJO, Gilda Cardoso de “Federalismo cooperativo e arranjos de desenvolvimento da educação: o atalho silencioso do empresariado na definição e regulamentação do regime de colaboração” In Revista Brasileira de Política e Administração da Educação v.28, n.2, p.515-531 mai/ago. 2012.
AGUERRONDO, Inés. “Racionalidades subyacentes em los modelos de planificación educativa” In Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Porto Alegre: ANPAE, v.23,n.3, set./dez. 2007 (p.463-481).
AGUERRONDO, Inés e LAMARRA, Noberto Fernandez. Os Planos de Educação na América Latina. In.: RAMA, German (et al) Desenvolvimento e Educação na América Latina. Cortez: Autores Associados, 1983.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUÇAÕ E PESQUISA M EDUCAÇÃO. Por um Plano Nacional de Educação (2011-2020) como Política de Estado. ANPEd Documento, S/d. Disponível em http://www.anped.org.br/app/webroot/files/PLANO%20NACIONAL%20Portal.pdf.
AZEVEDO, Janete Maria Lins. DE. A educação como política pública. Campinas, São Paulo; Autores Associados; 1997.
BRASIL, Constituição da República do Brasil, de 05 de outubro de 1988.
BRASL, Emenda Constitucional nº 53, de 19 de dezembro de 2006, Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias
BRASIL, Lei 9.394. “Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional” de 20.12.96. In Diário Oficial da União. Ano CXXXIV, nº248, 23.12.96, pp.27.833-27.841.
BRASIL, Lei 9.424/96. Estabelece a criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério;
BRASIL, Lei 10.172/2001-Plano Nacional de Educação;
BRASIL Plano Decenal De Educação Para Todos Brasília/MEC, 1993
BRASIL, Projeto de Lei nº 8.035/2010 "aprova o Plano Nacional de Educação para o decênio 2011-2020 e dá outras providências".
BRASIL, Plano de Desenvolvimento da Educação . http://portal.mec.gov.br/index.php?option=content&task=view&id=593&Itemid=910&sistemas=1, 26/02/2008.
BORDIGNON, Genuíno; QUEIROZ, Arlindo; GOMES, Leda. O planejamento educacional no Brasil. Fórum Nacional de Educação, 2011.
BRASIL. MEC. Conferência Nacional de Educação – CONAE 2014. O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração. Documento Referência. Brasília, 2012.
BRASIL. MEC. Conferência Nacional de Educação - CONAE 2010. Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, Diretrizes e estratégias de ação. Documento Referência. Brasília, 2009.
BRASIL. MEC/CNE. Indicações para subsidiar a construção do Plano Nacional de Educação 2011-2020. Brasília, agosto de 2009.
DALMÁS, Angelo. Planejamento Participativo na Escola: elaboração, acompanhamento e avaliação. 13ª Edição. Petrópolis, Vozes, 1994.
GANDIM, Danilo. Planejamento como prática educativa. 19ª Edição. São Paulo : Edições Loyola, 2011.
MENDES, Durmeval Trigueiro. O Planejamento Educacional no Brasil. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2000.
MATUS, C. Política, planejamento e governo. Brasília: Editora IPEA, 1993.
SALERNO, Soraia C. El Kfouri. Administração escolar e educacional: planejamento, políticas e gestão. Campinas, SP : Alínea, 2007.
VIEIRA, Sofia Lerche. Planos e políticas educacionais: das concepções às práticas. In.: SOUZA, Donaldo Bello de, MARTINS, Angela Maria (Orgs). Planos de Educação no Brasil: planejamento, políticas e práticas. São Paulo. Edições Loyola, 2014.
VIEIRA, Sofia Lerche; ALBUQUERQUE, M. Política e planejamento educacional. 3 ed. rev. e mod. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, UECE, 2002.
- Professor: Flavio Bezerra de Sousa
PAD0031 - POLITICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO - Turma 03 - 2024/2
1. Ementa: Política: interrelações economia/cultura; políticas públicas e educacionais: conceito e processo decisório; a educação como política pública; histórico das políticas educacionais brasileiras; políticas educacionais específicas.
2. Objetivos
Esta disciplina tem o objetivo geral de relacionar, criticamente, a política educacional com o processo de desenvolvimento do Estado brasileiro e a sua forma de organização federativa. Como objetivos específicos: Compreender o que são políticas públicas e políticas educacionais; apreender as principais características e desafios da política educacional brasileira na realidade contemporânea. Analisar, criticamente, as políticas educacionais da Educação Básica e Superior no Brasil.
3. Conteúdo Programático
O conteúdo da disciplina será trabalho em unidade temática única com tópicos interrelacionados
4 - Unidade Única – O Estado Democrático de Direito e as Políticas Públicas Educacionais brasileiras para garantia da educação
4.1 Concepções de Estado e de políticas públicas
4.1.1. Conceito de Estado
4.1.2. Definições, origem e constituição do Estado no Brasil
4.1.3. Conceito de Políticas e políticas públicas de Estado e Governo
4.2. Estado democrático de direito e os direitos sociais
4.2.1. A face do Estado Brasileiro na atualidade: desigualdades raciais, sociais e de gênero
4.2.2. As políticas públicas baseadas na meritocracia e suas consequências
4.2.3. As políticas de austeridade e seus impactos no Brasil
4.3- Políticas de educação básica e superior no Brasil
4.3.1. As políticas de austeridade e suas implicações e desdobramentos na educação básica
4.3.2. As políticas de austeridade e suas implicações e desdobramentos na educação superior
5. Metodologia
A Disciplina será desenvolvida através de metodologia de ensino-aprendizagem participativa, buscando criar um ambiente de aprendizagem aberto ao questionamento e ao diálogo crítico, cooperativo e criativo, de modo a possibilitar a construção coletiva de conhecimentos afetos à temática, bem como incentivar a busca investigativa do conhecimento, própria da educação superior.
A presença é considerada na atual dinâmica e organização da educação superior brasileira, nos termos da legislação vigente, configurando-se em elemento importante no processo avaliativo do aluno. Além disso, a frequência será elemento básico à realização de trabalhos propostos para sala de aula.
A avaliação será processual, realizada ao longo da Disciplina, considerando as atividades de cada Unidade. Serão consideradas a participação nas atividades sugeridas e a qualidade do desempenho evidenciada nos trabalhos realizados.
A menção final será expressa nos termos do Regimento Geral da Universidade de Brasília (SS, MS, MM, MI, II, SR) e corresponderá ao somatório dos pontos atribuídos nas avaliações realizadas, conforme explicitado no quadro mais adiante. São requisitos mínimos de aprovação na disciplina menção MM e 75% de frequência nas aulas presenciais.
ATIVIDADE |
PONTUAÇÃO |
Estudo Dirigido |
20 pontos |
Trabalho de campo / Grupo |
30 pontos |
Atividade Final avaliativa em pesquisa |
50 pontos |
Total |
100 pontos |
Período |
Tema |
Texto e Atividade |
17/10/2024 |
Semana de integração Abertura do curso |
Sinalização para as atividades da Semana de Integração na FE Apresentação do plano de curso da disciplina Alguns apontamentos sobre Política Pública |
Concepções de Estado e de políticas públicas |
||
24/10/2024 |
Estado, governo e políticas públicas |
Texto Base 1 - FREITAG, Bárbara. Capítulo 1 – Quadro teórico, p. 9-39. In.: FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo : Editora Edart, 1978. |
31/10/2024 |
Centralidade do Estado |
Texto Base 2 – BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 725-751, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/TVLjsSNcwyChwwYkxtGX7YD/?format=pdf&lang=pt |
07/11/2024 |
SEMANA UNIVERSITÁRIA (SEMUNI/UnB)
|
|
14/11/2024 |
Políticas e gestão da educação
|
Texto base 3 – DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e Gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 921-946, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/w6QjW7pMDpzLrfRD5ZRkMWr/?format=pdf&lang=pt Estudo dirigido
|
21/11/2024 |
Conceito de Políticas e políticas públicas de Estado e Governo, Ciclo de PP |
Texto base 4 - MAINARDES, Jeferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de Políticas educacionais. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NGFTXWNtTvxYtCQHCJFyhsJ/?format=pdf&lang=pt Texto complementar – SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise e casos práticos. Ciclo de políticas públicas. Capítulo 3 p. 33-58. Cengage Learning, 2016. |
Estado democrático de direito e os direitos sociais |
||
28/11/2024 |
O art. 6º da Constituição Federal e o direito dos direitos |
Texto base 5: Teixeira, Anísio. Autonomia para a Educação, 1947. In: ROCHA, João Augusto de Lima (Org.) Anísio em movimento. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/1060 |
05/12/2024 |
As políticas de austeridade e seus impactos no Brasil
|
Texto base 6: ARANTES, Flávio; DWECK, Esther; OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de; ROSSI, Pedro. Austeridade fiscal e o financiamento da educação no Brasil. Educ. Soc., Campinas, v.40, e0223456, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/kPwjLRdn8xtJwxpt4T8R4NH/?lang=pt# Texto Complementar: Austeridade e Retrocesso: Impactos Sociais da Política Fiscal no Brasil–DWECK, Esther; OLIVEIRA, Ana Luíza Matos de; ROSSI, Pedro. Disponível em: https://campanha.org.br/acervo/austeridade-e-retrocesso-impactos-sociais-da-politica-fiscal-no-brasil/ |
12/12/2024 |
A face do Estado Brasileiro na atualidade: desigualdades raciais, sociais e de gênero |
Texto base 7: FROSSARD, Marcelo. Homeschooling (Educação domiciliar) e democracia: um contradição radical? Cadernos de Pedagogia, v. 16, n. 35, p. 54-59, maio-agosto/2022. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1854 |
19/12/2024 |
Trabalho de campo
|
Trabalho em grupo |
Política públicas educacionais em curso no Brasil e seus impactos no direito à educação |
||
09/01/2025 |
O Estado e o direito |
SILVA, Enio Moraes. O estado democrático de direito. Revista de Informação Legislativa, v. 42, n. 167, p. 213-230, jul./set. 2005. Disponível em: https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/174377/estado_democratico_direito_silva.pdf |
Militarização da educação e da escola pública: |
Texto
8 - SANTOS, Catarina de Almeida. Sentido, descansar, em forma:
escola-quartel e a formação para a barbárie. Educ. Soc. v. 42, p. , 2021.mDisponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hKLYdP7HgDtxVggJxPpwkzc/ Podcast: EP#04: Militarizar a Educação não é uma contradição? - Ação Dialógica | Podcast no Spotify |
|
23/01/2025 |
A lógica da meritocracia
|
Texto 09 - RAVITCH, Diane. Lições aprendidas, pp. 249-269 In: Vida e morte do grande sistema escolar americano: Como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação Nota Técnica da Campanha Nacional Pelo Direito à Educação |
As políticas educacionais e a lógica da
meritocracia
|
Texto 10 - SANDEL, Michael. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum? Tradução Bhuvi Libanio. – 1. ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020. Capítulo 2- Grandioso porque é bom”: uma breve história moral do mérito. |
|
06/02/2025 |
|
Envio da avaliação final em pesquisa |
13/02/2025 |
|
Finalização da Disciplina |
- Professor: Lygianne Batista Vieira
MTC0055 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1 - Turma 01 | 03 - 2024/2
▪ Crenças/concepções acerca do conhecimento matemático, do/a professor/a de matemática e da disciplina matemática;
▪ Educação Matemática: surgimento, consolidação e função;
▪ Natureza do conhecimento matemático;
▪ Tendências em Educação Matemática;
▪ Educação Matemática nas perspectivas da Inclusão, da Diversidade, da Educação em Direitos Humanos, da Educação Matemática Crítica, da interculturalidade e da Etnomatemática;
▪ Matemática na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (formas de ensinar e aprender; principais materiais, conteúdos e metodologias; jogos e brincadeiras);
▪ Construção do conceito de número pela criança;
▪ Sistema de Numeração Decimal (SND): atividades de agrupamento e troca; valor posicional dos algarismos;
▪ Operacionalização do número: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão;
Representação decimal e fracionária dos números racionais.- Professor: Ana Tereza Reis da Silva
TEF0147 - EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - Turma 04 - 2024/2
EMENTA DA DISCIPLINA: Trajetória histórica da construção do racismo, das manifestações de Etnocentrismo e seus reflexos nas instituições de ensino, nos ambientes educacionais formais e informais. Políticas públicas, e especificamente a legislação, formuladas para promover a igualdade de oportunidades e a justiça social nas relações étnico-raciais através de uma abordagem retrospectiva, histórica, das lutas dos movimentos sociais. Dinâmica das relações étnico-raciais nos diferentes ambientes educacionais.
OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
a. Analisar e refletir sobre as noções de raça e racismo no contexto brasileiro, considerando abordagens teórico-conceituais e as experiências históricas de grupos racializados
b. Analisar e compreender as noções de branquitude, privilégio, racismo estrutural, racismo epistêmico, epistemicídio, racismo ambiental, considerando abordagens teórico-conceituais e as experiências históricas de grupos racializados
c. Analisar e refletir sobre os impactos do racismo nas relações étnico-raciais da sociedade brasileira, considerando abordagens teórico-conceituais e as experiências históricas de grupos racializados
d. Refletir sobre a escola e a educação como institutos coloniais, reprodutores de desigualdades e do racismo
e. Refletir sobre a escola e a educação como espaço transgressores, em disputa, e como ferramentas para o enfrentamento do racismo
f. Conhecer e refletir sobre as lutas contracoloniais e antirracistas dos movimentos negros, indígenas e quilombola e as conquistas delas decorrentes
g. Analisar as políticas afirmativas e legislação voltada para a promoção da equidade social racial na Educação: Lei no 10.639/03, Lei no. 11.645/08 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais.
h. Conhecer e analisar as perspectivas teóricas, metodológicas e os recursos didáticos para a implementação da Educação das Relações Étnico-Raciais nas escolas, bem como os desafios que perpassam essa tarefa
i. Compreender a diversidade de abordagens do ensino das histórias e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas, considerando perspectivas epistêmicas, estéticas, cosmológicas, etc.
- Professor: Tel Amiel
MTC0002 - EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO - T03
Prof. Tel Amiel
Mais em: amiel.net.br
- Professor: Adriana Almeida Sales de Melo
PPGEP3136 - GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2024/2 (PPG)
Gestão do conhecimento pela incorporação de tecnologias, produtos e serviços às novas demandas para a educação: geração, armazenamento, disseminação e compartilhamento do conhecimento nas instituições educacionais. O comportamento inovador nas instituições educacionais de educação básica e superior e suas formas específicas com relação à aprendizagem organizacional. Estímulo dos conhecimentos dos sujeitos aprendentes, suas relações e fluxos criativos, aprofundando a necessidade de realização de trabalho coletivo. Novas trajetórias transversais de aprendizagem na educação. Gerar e impulsionar novos conhecimentos tácitos e explícitos. Construir significados a partir dos big data – grandes quantidades de informação e gestão da educação. Princípios sobre uso e criação de conhecimentos digitalizados e criação de inteligência artificial. Gestão do conhecimento quanto à gestão institucional, de docentes e discentes
- Professor: Remi Castioni
PAD0031 - POLITICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO - Turma 02 - 2024/2
O fio condutor da disciplina é o ciclo das políticas públicas. A questão principal colocada é que ao assumir o regime federativo, as sucessivas Constituições foram atribuindo competências muito bem definidas aos entes federados em matéria educacional. É nesse processo que se constitui e se fortalecem as políticas públicas, em particular, a educação com a Constituição de 1988.
Dessa forma os objetivos são:
Relacionar a política educacional com o processo de desenvolvimento do Estado brasileiro e a sua forma de organização federativa;
Problematizar a relação entre União, Estados e Municípios na implementação das políticas de educação;
Discutir as relações entre o Executivo e o Legislativo e o Judiciário no debate sobre a formulação de políticas públicas;
Analisar as políticas educacionais de educação considerando a organização da agenda, desenho, implementação e avaliação;
- Professor: Remi Castioni
PAD0031 - POLITICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2024/2
O fio condutor da disciplina é o ciclo das políticas públicas. A questão principal colocada é que ao assumir o regime federativo, as sucessivas Constituições foram atribuindo competências muito bem definidas aos entes federados em matéria educacional. É nesse processo que se constitui e se fortalecem as políticas públicas, em particular, a educação com a Constituição de 1988.
Dessa forma os objetivos são:
Relacionar a política educacional com o processo de desenvolvimento do Estado brasileiro e a sua forma de organização federativa;
Problematizar a relação entre União, Estados e Municípios na implementação das políticas de educação;
Discutir as relações entre o Executivo e o Legislativo e o Judiciário no debate sobre a formulação de políticas públicas;
Analisar as políticas educacionais de educação considerando a organização da agenda, desenho, implementação e avaliação;
- Professor: Cristina Helena Almeida de Carvalho
PPGE3409 - POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2024/2 (PPG)
Ementa: Receita tributária: impostos, taxas e contribuições. Financiamento da educação na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e nos Planos Nacionais de Educação. Vinculação constitucional de recursos à manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE). A desvinculação de recursos da União (DRU) e verbas públicas para a educação. Fontes de financiamento da Educação: receita de impostos, transferências, o salário-educação como contribuição social para educação e recursos da extração de petróleo (pré-sal). Financiamento da educação e os sistemas educacionais nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. Desigualdades educacionais e desigualdades no financiamento. Recursos públicos destinados à iniciativa privada: imunidade, isenção e convênios. Política de fundos e o papel redistributivo da União: Fundef, Fundeb e o Fundeb permanente. Mudança na lógica do financiamento da educação: o Custo qualidade-aluno.
Objetivo Geral
A partir da organização dos sistemas de educação brasileiros, do Estado Federativo e da legislação em vigor, o objetivo geral da disciplina é estudar, por meio da abordagem histórica e econômica que leva em conta os aspectos sociais e políticos, a estrutura e o funcionamento do financiamento destinado à educação brasileira para compreender o sentido das políticas educacionais.
Objetivos Específicos
Conhecer e analisar os sistemas de educação brasileiros, o Estado Federativo e a legislação em vigor, de modo a compreender os principais problemas do sistema educacional brasileiro, a partir do século XX, considerando os aspectos socioeconômicos, políticos e culturais e a relação Educação - Estado - Sociedade.
Analisar, histórica e criticamente, a estrutura e o funcionamento do financiamento destinado à educação brasileira.
Aprofundar estudos sobre o financiamento dos diversos programas do Governo Federal destinados aos níveis e às modalidades de ensino.
Compreender o processo de elaboração e implementação de políticas educacionais à luz do financiamento público destinado aos segmentos públicos e privados.
- Professor: Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire
TEF0135 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2024/2
A disciplina de Tópicos Especiais em Psicologia da Educação, conduzido pela professora Sandra Ferraz, tem por tema o "Diálogo na Sala de Aula". Pretende discutir a interface entre dialogicidade, educação e desenvolvimento humano. Trataremos das dinâmicas do diálogo de forma vivencial, teórica, metodológica e investigativa, entrelaçando a literatura oriundo dos autores da Pedagogia Dialógica e da Psicologia Dialógica. Este componente curricular é uma ação de ensino vinculada ao Laboratório Diálogo - Laboratório de Práticas Dialógicas em Educação.
A turma se reúne às segundas-feiras pela manhã, das 8h às 11h50, na FE 1 Sala 1.
- Professor: Paula Maria Cobucci Ribeiro Dias
MTC0003 - PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - Turma 01 - 2024/2
Ementa
Alfabetização e letramentos. Contextos, usos e funções da escrita nas sociedades letradas. A escrita como construção histórico-cultural da humanidade. Relações entre pensamento, linguagens e afetividade. Escrita e subjetividade. Concepções, mitos e crenças acerca de alfabetização. Alfabetização e letramento. A psicogênese e a sociogênese da escrita. Concepções e práticas de leitura e de escrita em educação infantil, nos anos iniciais e na educação de jovens e adultos. Fundamentos da língua oral e fundamentos da língua escrita: sistema alfabético da escrita.
- Professor: Paula Maria Cobucci Ribeiro Dias
MTC0003 - PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO - Turma 03 - 2024/2
Alfabetização e letramentos. Contextos, usos e funções da escrita nas sociedades letradas. A escrita como construção histórico-cultural da humanidade. Relações entre pensamento, linguagens e afetividade. Escrita e subjetividade. Concepções, mitos e crenças acerca de alfabetização. Alfabetização e letramento. A psicogênese e a sociogênese da escrita. Concepções e práticas de leitura e de escrita em educação infantil, nos anos iniciais e na educação de jovens e adultos. Fundamentos da língua oral e fundamentos da língua escrita: sistema alfabético da escrita.
- Professor: Renata Silva Almendra
MTC0059 - ENSINO DE HISTÓRIA, IDENTIDADE E CIDADANIA - Turma 02 - 2024/2
A construção do
conhecimento histórico. O ensino de História e a História Local. A escola como
espaço da produção de conhecimento. Memória Social e Identidades. A escrita
escolar da História, os livros didáticos de História. Currículo, Educação das
Relações Étnico-Raciais, Gênero e relações de poder em sala de aula. O/a
aluno/a como sujeito-histórico.
- Professor: Renata Silva Almendra
MTC0059 - ENSINO DE HISTÓRIA, IDENTIDADE E CIDADANIA - Turma 01 - 2024/2
A construção do
conhecimento histórico. O ensino de História e a História Local. A escola como
espaço da produção de conhecimento. Memória Social e Identidades. A escrita
escolar da História, os livros didáticos de História. Currículo, Educação das
Relações Étnico-Raciais, Gênero e relações de poder em sala de aula. O/a
aluno/a como sujeito-histórico.
- Professor: Cristina Helena Almeida de Carvalho
PAD0052 - FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2024/2
1. Ementa: O financiamento da educação: as determinações históricas constitucionais e as legislações correlatas. Elaboração e execução orçamentária da União, dos Estados e dos Municípios e sua vinculação com a educação. Função redistributiva e supletiva dos sistemas de educação - salário educação. O pacto federativo em educação. Utilização de recursos públicos na educação básica e na educação superior. Impactos da implementação do FUNDEF e o surgimento do FUNDEB. O financiamento a outras modalidades de educação.
2. Objetivos
2.1. Geral
A partir da organização dos sistemas de ensino, do Estado Federativo e da legislação em vigor, o objetivo geral da disciplina é estudar, por meio da abordagem histórica e econômica que leva em conta os aspectos sociais e políticos, a estrutura e o funcionamento do financiamento destinado à educação brasileira para compreender o sentido das políticas educacionais.
2.2. Específicos
- Conhecer e analisar os sistemas de educação brasileiros, o Estado Federativo e a legislação em vigor, de modo a compreender os principais problemas do sistema educacional brasileiro, a partir do século XX, considerando os aspectos socioeconômicos, políticos e culturais e a relação Educação - Estado - Sociedade.
- Analisar, histórica e criticamente, a estrutura e o funcionamento do financiamento destinado à educação brasileira.
- Aprofundar estudos sobre o financiamento dos diversos programas do Governo Federal destinados aos níveis e às modalidades de ensino.
- Compreender o processo de elaboração e implementação de políticas educacionais à luz do financiamento público destinado aos segmentos públicos e privados.
3. Conteúdo Programático
Unidade I – Educação e o Sistema Educacional Brasileiro
I.1. Trajetória do Direito à Educação: Direito Público Subjetivo.
I.2. Federalismo e o Sistema Educacional Brasileiro: níveis e modalidades de ensino e responsabilidades das diferentes esferas do governo.
Unidade II- Financiamento da Educação Brasileira: abordagem conceitual e histórico-legal
II.1. Federalismo Fiscal, Receita Tributária: impostos, taxas e contribuições. Renúncia fiscal: isenção e imunidade.
II.2. Transferências Constitucionais: FPE, FPM e demais transferências.
II.3. Vinculação de impostos ao financiamento da educação.
Unidade III- Políticas de
Financiamento da Educação Básica
III.1. Função Supletiva e Redistributiva dos Sistemas de Educação: Papel da União no financiamento da educação básica. O FNDE e o salário-educação.
III.2. Política de fundos: o Fundef, o Fundeb e o Fundeb permanente. Legislação, análise da elaboração e implementação dos fundos contábeis.
III.3. Custo aluno-qualidade.
II.4. Plano Nacional de Educação (2014-2024).