TEF0011 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2025/2
Disciplina sob responsabilidade da prof. Sandra Ferraz
EMENTA: A natureza da Psicologia da Educação; seu âmbito e sua relação com a Educação no Brasil. Princípios psicológicos que explicam e fundamentam o processo ensino-aprendizagem. Compreensão do educando nos contextos intra e extraescolar e ações educativas que favorecem o seu desenvolvimento. Relacionamento interpessoal na escola e na comunidade.
- Teacher: Cristina Helena Almeida de Carvalho
PPGE3409 - POLÍTICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2025/2 (PPG)
Ementa: Receita tributária: impostos, taxas e contribuições. Financiamento da educação na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e nos Planos Nacionais de Educação. Vinculação constitucional de recursos à manutenção e desenvolvimento do ensino (MDE). A desvinculação de recursos da União (DRU) e verbas públicas para a educação. Fontes de financiamento da Educação: receita de impostos, transferências, o salário-educação como contribuição social para educação e recursos da extração de petróleo (pré-sal). Financiamento da educação e os sistemas educacionais nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. Desigualdades educacionais e desigualdades no financiamento. Recursos públicos destinados à iniciativa privada: imunidade, isenção e convênios. Política de fundos e o papel redistributivo da União: Fundef, Fundeb e o Fundeb permanente. Mudança na lógica do financiamento da educação: o Custo qualidade-aluno.
Objetivo Geral
A partir da organização dos sistemas de educação brasileiros, do Estado Federativo e da legislação em vigor, o objetivo geral da disciplina é estudar, por meio da abordagem histórica e econômica que leva em conta os aspectos sociais e políticos, a estrutura e o funcionamento do financiamento destinado à educação brasileira para compreender o sentido das políticas educacionais.
Objetivos Específicos
Conhecer e analisar os sistemas de educação brasileiros, o Estado Federativo e a legislação em vigor, de modo a compreender os principais problemas do sistema educacional brasileiro, a partir do século XX, considerando os aspectos socioeconômicos, políticos e culturais e a relação Educação - Estado - Sociedade.
Analisar, histórica e criticamente, a estrutura e o funcionamento do financiamento destinado à educação brasileira.
Aprofundar estudos sobre o financiamento dos diversos programas do Governo Federal destinados aos níveis e às modalidades de ensino.
Compreender o processo de elaboração e implementação de políticas educacionais à luz do financiamento público destinado aos segmentos públicos e privados.
- Teacher: Cristina Helena Almeida de Carvalho
PAD0052 - FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2025/2
1. Ementa: O financiamento da educação: as determinações históricas constitucionais e as legislações correlatas. Elaboração e execução orçamentária da União, dos Estados e dos Municípios e sua vinculação com a educação. Função redistributiva e supletiva dos sistemas de educação - salário educação. O pacto federativo em educação. Utilização de recursos públicos na educação básica e na educação superior. Impactos da implementação do FUNDEF e o surgimento do FUNDEB. O financiamento a outras modalidades de educação.
2. Objetivos
2.1. Geral
A partir da organização dos sistemas de ensino, do Estado Federativo e da legislação em vigor, o objetivo geral da disciplina é estudar, por meio da abordagem histórica e econômica que leva em conta os aspectos sociais e políticos, a estrutura e o funcionamento do financiamento destinado à educação brasileira para compreender o sentido das políticas educacionais.
2.2. Específicos
- Conhecer e analisar os sistemas de educação brasileiros, o Estado Federativo e a legislação em vigor, de modo a compreender os principais problemas do sistema educacional brasileiro, a partir do século XX, considerando os aspectos socioeconômicos, políticos e culturais e a relação Educação - Estado - Sociedade.
- Analisar, histórica e criticamente, a estrutura e o funcionamento do financiamento destinado à educação brasileira.
- Aprofundar estudos sobre o financiamento dos diversos programas do Governo Federal destinados aos níveis e às modalidades de ensino.
- Compreender o processo de elaboração e implementação de políticas educacionais à luz do financiamento público destinado aos segmentos públicos e privados.
3. Conteúdo Programático
Unidade I – Educação e o Sistema Educacional Brasileiro
I.1. Trajetória do Direito à Educação: Direito Público Subjetivo.
I.2. Federalismo e o Sistema Educacional Brasileiro: níveis e modalidades de ensino e responsabilidades das diferentes esferas do governo.
Unidade II- Financiamento da Educação Brasileira: abordagem conceitual e histórico-legal
II.1. Federalismo Fiscal, Receita Tributária: impostos, taxas e contribuições. Renúncia fiscal: isenção e imunidade.
II.2. Transferências Constitucionais: FPE, FPM e demais transferências.
II.3. Vinculação de impostos ao financiamento da educação.
Unidade III- Políticas de Financiamento da Educação Básica
III.1. Política de fundos: o Fundef, o Fundeb e o Fundeb permanente. Legislação, análise da elaboração e implementação dos fundos contábeis.
III.2. Função Supletiva e Redistributiva dos Sistemas de Educação: Papel da União no financiamento da educação básica. O FNDE e o salário-educação.
III.3. Custo aluno-qualidade.
III.4. Plano Nacional de Educação (2014-2025) e novo PNE em trâmite
- Teacher: Jose Zuchiwschi
TEF0117 copiar 1
A disciplina Topicos Especiais Educação e Diversidade Cultural será ministrada utilizando a Plataforma Aprender 3 como recurso didático e apoio tecnológicos EAD sobre os temas e leituras obrigatórias indicadas em cada TÓPICO, módulo ou bloco, de acordo com o Plano da Disciplina; além de atividades avaliativas (*) e outros textos complementares e/ou indicações de filmes ou vídeos.
Para tanto, a disciplina será dividida em dois módulos principais:
I – No primeiro módulo, Cultura e Educação, teremos 4 (quatro) blocos tratando sobre Ética, Educação e Cultura, Cultura Brasileira e Educação.
II – No segundo módulo da disciplina Cultura Brasileira e Educação serão abordadas nos seus 4 (quatro) blocos questões relativas à formação histórica e cultural brasileira e sua complexidade temática como forma paradigmática na educação contemporânea com respeito à diversidade cultural na formação da identidade cultural brasileira.
*A avaliação de aprendizagem para a disciplina acontecerá ao longo do desenvolvimento da disciplina, sempre e exclusivamente em nossa Plataforma Aprender 3.
- Teacher: Jose Zuchiwschi
TEF0041
A disciplina Antropologia e Educação será ministrada utilizando a Plataforma Aprender 3 como recurso didático e apoio tecnológicos EAD sobre os temas e leituras obrigatórias indicadas em cada TÓPICO, módulo ou bloco, de acordo com o Plano da Disciplina; além de atividades (*) avaliativas e outros textos complementares e/ou indicações de filmes ou vídeos.
Para tanto, a disciplina será dividida em três Tópicos (módulos ou blocos):
I – No primeiro tópico (módulo), período de adaptação e apresentações
II – No segundo tópico (módulo), a atenção será dada às transformações teórico-metodológicas na construção histórica do pensar e fazer antropológicos, iniciando com a construção do conceito de cultura, até os métodos de interpretações antropológicas.
III – No terceiro e último tópico (módulo), serão apresentadas, por meio do "olhar" antropológico o processo relacional entre a escrita, a leitura e a organização das sociedades como processo civilizatório a partir da invenção e evolução da escrita.
- A avaliação de aprendizagem para a disciplina acontecerá ao longo do desenvolvimento da disciplina, sempre e exclusivamente em nossa Plataforma Aprender 3.
- Teacher: Rosana Cesar de Arruda Fernandes
MTC0035 Turmas 2 e 3
UNIDADE 1 – Concepções e práticas de avaliação escolar
1.1 A avaliação e a categoria trabalho
-A função social da escola e o trabalho pedagógico comprometido com a formação do cidadão capaz de ter inserção social crítico/transformadora
1.2 A avaliação educacional – os três níveis da avaliação: aprendizagem, institucional e larga escala
1.3 Avaliação - princípios, modalidades (formal e informal) em contextos escolares e não-escolares, funções (diagnóstica, somativa, formativa)
1.4 Organização escolar: ciclos, séries, semestres e as implicações no processo de ensino-aprendizagem
-Progressão continuada e a avaliação com intenção formativa na escola básica
1.5 Sistema de avaliação da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Diretrizes Avaliativas da SEEDF.
UNIDADE 2 - Avaliação em larga escala e legislação
2.1 A avaliação na LDB e na BNCC: desafios e avanços
2.2 Avaliação externa: SAEB e suas repercussões nas práticas pedagógicas escolares
2.3 O IDEB e sua repercussão no trabalho escolar
UNIDADE 3 – A avaliação e a OTP da escola e da sala de aula
3.1 Os três níveis da avaliação: a escola como mediadora; articulação entre a avaliação e a organização do trabalho pedagógico da escola e de sala de aula
3.2 Procedimentos e instrumentos: provas, relatórios, observação, entrevista, portfólios, autoavaliação, avaliação por pares.
-Análise de instrumentos avaliativos na escola visitada
3.3 A avaliação escolar: práticas atuais
-O conselho de classe como espaço e tempo coletivo de avaliação da e para as aprendizagens (gestão, professores, estudantes e responsáveis)
-O uso dos resultados avaliativos: o feedback pedagógico
UNIDADE INTEGRADORA – A avaliação escolar e a pesquisa na escola pública
- Teacher: Daniel Magalhaes Goulart
TEF0011
1. Conteúdo Programático
1.1. Unidade I – Princípios psicológicos gerais que explicam e fundamentam o processo aprendizagem e do desenvolvimento humano.
1.2. Unidade II – O campo da Psicologia da Educação: Concepções, abordagens e trajetória histórica no mundo e no Brasil.
1.3. Unidade III – Processos de subjetivação nas sociedades contemporâneas e no cenário da educação brasileira.
- Teacher: Tatiana Yokoy de Souza
TEF0011 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 10 - 2025/2
Estudos que articulam a Psicologia com a Educação. Principais teorias da Psicologia, suas implicações e fundamentação para a análise dos processos de ensino/aprendizagem. Concepções de desenvolvimento humano em sua relação com os processos educativos. Processos de subjetivação nas sociedades contemporâneas e no cenário da educação brasileira
- Teacher: Tatiana Yokoy de Souza
TEF0011 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 05 - 2025/2
Estudos que articulam a Psicologia com a Educação. Principais teorias da Psicologia, suas implicações e fundamentação para a análise dos processos de ensino/aprendizagem. Concepções de desenvolvimento humano em sua relação com os processos educativos. Processos de subjetivação nas sociedades contemporâneas e no cenário da educação brasileira
- Teacher: Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira
MTC0012 – Turma 12
Unidade 1 – Os fundamentos do trabalho docente: educação, pedagogia, didática e tendências pedagógicas
1.1 Educação, pedagogia e didática: conceito e história.
1.2 A função social da educação e da escola.
1.3 A relação trabalho, educação e sociedade: implicações no trabalho docente.
1.4 Tendências Pedagógicas na prática escolar
Unidade 2 – Planejamento educacional e a organização do trabalho pedagógico
2.1 Planejamento: concepções, finalidades, tipos, organização e sua contribuição no fazer docente.
2.1.1 Plano Nacional de Educação e Plano Distrital de Educação.
2.1.2 Projeto político-pedagógico como construção coletiva: concepção, princípios e elementos.
2.2 Coordenação pedagógica: espaço-tempo primordial para o planejamento colaborativo na escola
Unidade 3 – A organização do trabalho didático-pedagógico - A aula: princípios e elementos estruturantes
3.1 A concepção e organização didática da aula na educação básica como espaço de relações e interações: (objetivos; seleção e organização de conteúdo; metodologia; técnicas de ensino; recursos didáticos e midiáticos).
3.2 Estratégias de Ensino: métodos e técnicas de ensino.
3.3 A avaliação escolar como categoria central do trabalho pedagógico. Concepções, funções, recursos avaliativos e os três níveis da avaliação.
3.3 Concepções, elementos estruturantes e organização no currículo da educação básica.
3.5 Elaboração do plano de ensino e plano de aula (identificação, justificativa, objetivos gerais e específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, cronograma e bibliografia).
4. UNIDADE INTEGRADORA – Planejamento de Ensino
4.1. Análise do projeto político-pedagógico de uma escola pública do DF.
4.2. Elaboração do plano de ensino ou de uma unidade didática (identificação, justificativa, objetivos gerais e específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, cronograma e bibliografia).
4.3. Elaboração do plano de aula (identificação, objetivos específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, recursos, cronograma e bibliografia).
- Teacher: Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira
MTC0012 - DIDÁTICA FUNDAMENTAL - Turma 03 - 2025/2
Unidade 1 – Os fundamentos do trabalho docente: educação, pedagogia, didática e tendências pedagógicas 1.1 Educação, pedagogia e didática: conceito e história. 1.2 A função social da educação e da escola. 1.3 A relação trabalho, educação e sociedade: implicações no trabalho docente. 1.4 Tendências Pedagógicas na prática escolar Unidade 2 – Planejamento educacional e a organização do trabalho pedagógico 2.1 Planejamento: concepções, finalidades, tipos, organização e sua contribuição no fazer docente. 2.1.1 Plano Nacional de Educação e Plano Distrital de Educação. 2.1.2 Projeto político-pedagógico como construção coletiva: concepção, princípios e elementos. 2.2 Coordenação pedagógica: espaço-tempo primordial para o planejamento colaborativo na escola Unidade 3 – A organização do trabalho didático-pedagógico - A aula: princípios e elementos estruturantes 3.1 A concepção e organização didática da aula na educação básica como espaço de relações e interações: (objetivos; seleção e organização de conteúdo; metodologia; técnicas de ensino; recursos didáticos e midiáticos). 3.2 Estratégias de Ensino: métodos e técnicas de ensino. 3.3 A avaliação escolar como categoria central do trabalho pedagógico. Concepções, funções, recursos avaliativos e os três níveis da avaliação. 3.3 Concepções, elementos estruturantes e organização no currículo da educação básica. 3.5 Elaboração do plano de ensino e plano de aula (identificação, justificativa, objetivos gerais e específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, cronograma e bibliografia). 4. UNIDADE INTEGRADORA – Planejamento de Ensino 4.1. Análise do projeto político-pedagógico de uma escola pública do DF. 4.2. Elaboração do plano de ensino ou de uma unidade didática (identificação, justificativa, objetivos gerais e específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, cronograma e bibliografia). 4.3. Elaboração do plano de aula (identificação, objetivos específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, recursos, cronograma e bibliografia).
- Teacher: Bernardo Kipnis
PPGEP2241 - Turma 01
- Teacher: Bernardo Kipnis
PPGEP3435 - Turma 01
Dimensões da pesquisa: epistemologia; metodologia; composição do trabalho científico. Delimitação do campo
científico: a natureza da ciência e da pesquisa científica. A pesquisa aplicada e o desenvolvimento de produto no
mestrado profissional. A pesquisa quantitativa: pressupostos, conceitos básicos, o “survey” e as etapas da pesquisa.
Instrumento de coleta de dados: questionário. População e amostra. Análise de dados quantitativos. A pesquisa
qualitativa: pressupostos, conceitos básicos, o estudo de caso e as etapas da pesquisa; Instrumento de coleta de
dados: entrevista; análise de dados qualitativos; Composição do trabalho científico. Metodologia de pesquisa
aplicada aos projetos de dissertação.
- Teacher: Francisco Thiago Silva
MTC0021 - CURRÍCULO - Turma 01 | 03 - 2025/2
MÓDULO INTRODUTÓRIO
- Apresentação do grupo e do professor.
- Apresentação e discussão do Programa.
- Orientações e encaminhamentos preliminares para as atividades avaliativas do semestre.
UNIDADE 1 – Noções introdutórias: CONCEITOS PARA O CAMPO DO CURRÍCULO
1.1 História da origem dos estudos curriculares
1.2 As teorias do currículo: TRADICIONAL, CRÍTICA e PÓS-CRÍTICAS (multiculturalismos) e também outras possibilidades teóricas.
1.3 Tensões no Brasil.
UNIDADE 2 – As fases e os níveis de objetivação do currículo
2.1 Currículo prescrito, apresentado, modelado, em ação, realizado, avaliado.
UNIDADE 3 – ALGUMAS TIPIFICAÇÕES CURRICULARES
3.1 “Currículo Oculto”.
3.2 “Currículo Coleção” X “Currículo Integrado”.
3.3 “Currículo de Turista” X “Currículo Festivo”.
UNIDADE 4 – POLÍTICAS PARA O CAMPO DO CURRÍCULO E A RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFISISONAIS DA EDUCAÇÃO
4.1 BNCC e os impactos para a educação básica. (OTP e planejamento curricular).
4.2 Homeschooling e campo do currículo.
4.3 “Escola Sem Partido”, Militarização das escolas públicas e Políticas “Neo” para a Educação num ambiente social “fascistizado”.- Teacher: Eduardo Di Deus
TEF0148 - EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SOCIEDADE - Turma 01 - 2025/2
Ementa
Modernidade e crise ecológica. Relações cultura/natureza e ciência/tecnologia/sociedade. Abordagens teóricas: racionalidade ambiental e sustentabilidade, complexidade e interdisciplinaridade, subjetividade e ambiente, hermenêutica, psicologia ambiental e ecologia humana. A Educação Ambiental na escola e para além da escola: discursos e práticas curriculares. Novas aproximações: pós-estruturalismo, interculturalidade, decolonialidade.
- Teacher: Eduardo Di Deus
TEF0148 - EDUCAÇÃO, AMBIENTE E SOCIEDADE - Turma 02 - 2025/2
Ementa
Modernidade e crise ecológica. Relações cultura/natureza e ciência/tecnologia/sociedade. Abordagens teóricas: racionalidade ambiental e sustentabilidade, complexidade e interdisciplinaridade, subjetividade e ambiente, hermenêutica, psicologia ambiental e ecologia humana. A Educação Ambiental na escola e para além da escola: discursos e práticas curriculares. Novas aproximações: pós-estruturalismo, interculturalidade, decolonialidade.
- Teacher: Helio Jose Santos Maia
TEF0103 - PESQUISA EM EDUCAÇÃO 1 - Turma 03 - 2025/2
A disciplina objetiva oferecer subsídios para o entendimento sobre o nascimento do saber científico. Paradigmas de investigação. Pluralismo metodológico. A função social do saber. Os objetos de pesquisa em ciências humanas. O estatuto do saber pedagógico. A Universidade como um processo metodológico. Relação da pesquisa científica com a atividade docente. O conhecimento nas ciências sociais e humanas. Paradigmas teórico-epistemológicos partir das diversas concepções de sujeito, objeto e intersubjetividade. Métodos, técnicas e instrumentais da pesquisa educacional. As etapas da pesquisa. Enfoques qualitativos, quantitativos e a triangulação entre métodos. Planejamento, organização e realização da pesquisa científica na pedagogia. Elaboração do próprio caminho de pesquisa.