Ir para o conteúdo principal
Atenção!

Prezado(a) usuário(a),

Gostaríamos de informar que, visando garantir a segurança de todos os usuários da plataforma Aprender 2 e 3, será necessário realizar a alteração da sua senha atual para uma nova senha. Essa medida faz parte de nossos esforços contínuos para proteger suas informações pessoais e manter um ambiente virtual seguro para todos.

Pedimos gentilmente que você escolha uma nova senha que seja diferente da anterior, e que atenda aos seguintes critérios de segurança:

  • Deve conter pelo menos 8 caracteres;
  • Deve conter pelo menos um caractere maiúsculo e um minúsculo;
  • Deve incluir pelo menos um número;
  • Deve conter pelo menos um caractere especial.

Esses requisitos adicionais ajudarão a fortalecer a segurança de sua conta e reduzir os riscos de acesso não autorizado.

Agradecemos antecipadamente pela sua compreensão e colaboração nesse processo de segurança. Caso você tenha alguma dúvida ou precise de assistência, nossa equipe de atendimento está à disposição para ajudá-lo. Basta clicar no botão de atendimento online, localizado no canto inferior direito da tela.

Continuamos comprometidos em fornecer um ambiente seguro e confiável para aprimorar sua experiência nas plataformas Aprender 2 e 3.

Atenciosamente,

CEAD/TI

Aviso de Manutenção Programada

Informamos que haverá uma manutenção programada nas plataformas Aprender 2 e 3, para atualização de alguns módulos de segurança do Moodle.

A manutenção de atualização está prevista para iniciar às 00:00h do dia 18/05/2025 (domingo), com previsão de término às 3:00h do mesmo dia.

Durante esse período, as plataformas Aprender 2 e 3 ficarão indisponíveis aos usuários.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Esclarecemos que a realização deste serviço busca elevar ainda mais a segurança e qualidade dos serviços prestados pelo CEAD.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, por favor, entre em contato conosco: ti.cead@unb.br.

Agradecemos sua compreensão.


Atenciosamente,
CEAD

Atendimento online CEAD

Olá! Este é um canal para atendimento online com nossa equipe de TI.

Você deseja conversar com um atendente?

Atendimento online CEAD

Infelizmente não há nenhum atendente online no momento.

Você gostaria de deixar sua dúvida registrada para que entremos em contato com você?

Aprender3
  • Página inicial
  • Mais
Português - Brasil ‎(pt_br)‎
English ‎(en)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
Acessar
Página inicial
  1. Cursos
  2. SELECIONE ANO/SEMESTRE E UNIDADE ACADÊMICA
  3. 2025.1
  4. 2025.1-Campus Darcy Ribeiro
  5. 2025.1-Instituto de Psicologia

2025.1-Instituto de Psicologia

  • 1 Página 1
  • 2 Página 2
  • 3 Página 3
  • » Próxima página

PPB0017 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM 1 - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Ivone Laurentino dos Santos

PPB0017 - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM 1 - Turma 01 - 2025/1

-   Conceituação e caracterização da aprendizagem

- Aprendizagem por associação

- Aprendizagem por reestruturação

-  Uma tentativa de síntese: aprendizagem implícita e explícita

- A natureza do conhecimento cotidiano, escolar e científico

-  Aprendizagem: o papel da hereditariedade e ambiente

- O papel da afetividade e da cognição na aprendizagem

- Temas contemporâneos em Psicologia da Aprendizagem

Ir para curso

PPB0067 - APRENDIZAGEM NO ENSINO - Turma 02 - 2025/1

  • Professor: Ivone Laurentino dos Santos

PPB0067 - APRENDIZAGEM NO ENSINO - Turma 02 - 2025/1

- Sobre o aprender e o ensinar: primeiras reflexões 

- Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e a aprender a ser

 - Aprendizagem e desenvolvimento humano - Aprendizagem e seus métodos de pesquisa 

 - Comportamentos inatos e condicionamento clássico

 - Aprendizagem pelas consequências 

- Aprendizagem vicária e imitação 

- Modelagem e aprendizagem por instruções 

- Formação de conceitos


Ir para curso

PPB0014 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA - Turma 05 - 2025/1

  • Professor: Ivone Laurentino dos Santos

PPB0014 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA - Turma 05 - 2025/1

-Fundamentos históricos, epistemológicos e filosóficos da Psicologia 

-Definição e objeto de estudo: a evolução da psicologia como ciência 

-Métodos de pesquisa em Psicologia e noções de causalidade 

-Análise do comportamento -Fundamentos biológicos: hereditariedade versus ambiente Psicologia Social 

-Processos Psicológicos 

- Percepção e Memória -Processos Psicológicos 

- Aprendizagem 

-Processos Psicológicos 

- Motivação e Emoção

 -Desenvolvimento humano.

Ir para curso

PPB0067 - APRENDIZAGEM NO ENSINO - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Ivone Laurentino dos Santos

PPB0067 - APRENDIZAGEM NO ENSINO - Turma 01 - 2025/1

- Sobre o aprender e o ensinar: primeiras reflexões 

- Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e a aprender a ser

 - Aprendizagem e desenvolvimento humano - Aprendizagem e seus métodos de pesquisa 

 - Comportamentos inatos e condicionamento clássico

 - Aprendizagem pelas consequências 

- Aprendizagem vicária e imitação 

- Modelagem e aprendizagem por instruções 

- Formação de conceitos

 - Resolução de problemas e inteligência 

- Problemas de comportamento aprendidos

Ir para curso

PPB0014 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA - Turma 03 - 2025/1

  • Professor: Ivaldo Jesus Lima de Oliveira

PPB0014 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA - Turma 03 - 2025/1

Psicologia: história, objetos e métodos de investigação. Multideterminação dos fenômenos psicológicos. Sensação e Percepção, Aprendizagem, Memória, Linguagem, Inteligência, Motivação e Emoção. Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social, Psicologia Clínica e Psicologia Escolar. Áreas de aplicação e temas contemporâneos em psicologia.

 


Ir para curso

PPB0014 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA - Turma 06 - 2025/1

  • Professor: Ivaldo Jesus Lima de Oliveira

PPB0014 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA - Turma 06 - 2025/1

Psicologia: história, objetos e métodos de investigação. Multideterminação dos fenômenos psicológicos. Sensação e Percepção, Aprendizagem, Memória, Linguagem, Inteligência, Motivação e Emoção. Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Social, Psicologia Clínica e Psicologia Escolar. Áreas de aplicação e temas contemporâneos em psicologia.

 


Ir para curso

PPB0014 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA - Turma 13 - 2025/1

  • Professor: Andre Ribeiro da Silva

PPB0014 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA - Turma 15 - 2025/1

  • Professor: Andre Ribeiro da Silva

PPB0014 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA - Turma 14 - 2025/1

  • Professor: Andre Ribeiro da Silva

PPB0014 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA - Turma 11 - 2025/1

  • Professor: Andre Ribeiro da Silva

PST0051 - PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Gustavo Cardoso Pinheiro Lima
  • Professor: Ana Emanoelly Silva Rodrigues
  • Professor: Tiago Evaristo Moraes
  • Professor: Elaine Rabelo Neiva

PST0051 - PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES - Turma 01 - 2025/1

EMENTA DA DISCIPLINA 

Os contextos das organizações. Introdução teórica a tópicos relativos ao comportamento humano nas organizações: desempenho, motivação, emoções e afetos, cognições, vínculos, aprendizagem, socialização, satisfação, cultura e clima, grupos e equipes, poder e diversidade. Produção do conhecimento e atuação profissional em psicologia organizacional. 

CONTEXTO DA DISCIPLINA E SEUS OBJETIVOS GERAIS 

A presente disciplina é de caráter obrigatório no Curso de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB). Tem como propósito preparar o aluno de graduação nos diversos conceitos e controvérsias relativos ao comportamento humano nas organizações e no trabalho e informar sobre os principais campos de atuação e pesquisa do Psicólogo Organizacional e do Trabalho. A filosofia seguida aqui é a de formar todos os alunos do Curso, inclusive quem não pretende estagiar ou atuar na subárea de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), para agir em organizações e ambientes de trabalho e compreender sua lógica de funcionamento. Tais organizações e ambientes serão o contexto de atuação de qualquer profissional de Psicologia, independentemente de sua área de atuação. A ênfase não será a de fornecer instrumentos de intervenção, mas a de prover quadros de referência e de introduzir a subárea ao aluno que está iniciando seu ciclo de compreensão dos fundamentos do comportamento humano individual e social. 

Dentro da concepção do currículo do Curso de Psicologia da UnB, esta disciplina é pré-requisito para um leque diversificado de outras oito disciplinas que oferecem formação específica e aprofundada para atuação em seleção de pessoal, treinamento, avaliação de desempenho, análise organizacional, ergonomia e saúde no trabalho, por exemplo. 

Assim, considerando o contexto acima descrito, até o final do presente semestre esperamos que os alunos de Psicologia das Organizações sejam capazes de (objetivos gerais): 

  • Explicar e predizer o comportamento humano nas organizações e ambientes de trabalho; 

  • Descrever as formas predominantes e as tendências inovadoras relativas à atuação e pesquisa; do Psicólogo Organizacional e do Trabalho; 

  • Emitir opiniões críticas sobre assuntos afetos ao trabalho. 

 


Ir para curso

PPB0014 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA - Turma 01 - 2025.1

  • Professor: Ivaldo Jesus Lima de Oliveira

PCL0015 - PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE 1 - Turma 08 - 2025/1

  • Professor: Gabriela Sousa de Melo Mietto

PCL0015 - PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE 1 - Turma 08 - 2025/1

Ementa:

Definições e medidas de personalidade. Variáveis biológicas, ambientais e sociais que afetam o desenvolvimento da personalidade. Teorias da personalidade: psicanálise, humanistas, comportamental e existencial.

Objetivo:

- Discutir o conceito de personalidade sob diferentes perspectivas teóricas, incluindo análises conceituais e metodológicas;

- Discutir diferentes metodologias de avaliação da personalidade;

-  Discutir temáticas atuais sobre o estudo da personalidade aplicadas a diferentes áreas de conhecimento.

Conteúdos

• Introdução: o estudo da personalidade, conceitos, indicadores, medidas e métodos de pesquisa e avaliação.

• Perspectivas psicanalíticas/analíticas: Sigmund Freud, Carl Jung, Alfred Adler, Karen Horney, Erik Erikson.

• Perspectivas de traços: Gordon Allport, Raymond Cattell.

• Perspectivas humanistas: Abraham Maslow, Carl Rogers.

• Perspectivas da análise do comportamento.

• Perspectivas cognitivas e neurocognitivas.

• O estudo da psicologia da personalidade e dos transtornos de personalidade na atualidade.

• Psiconeurologia e psicologia da personalidade.


Ir para curso

PED0036 - DESENVOLVIMENTO E NECESSIDADES ESPECIAIS - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Gabriela Sousa de Melo Mietto

PED0036 - DESENVOLVIMENTO E NECESSIDADES ESPECIAIS - Turma 01 - 2025/1

Disciplina presencial, obrigatória para o curso de graduação em Psicologia.

Ementa:

Concepções histórico-epistemológicas e caracterização das deficiências. As diversas abordagens da área compreendendo: identidade, cognição, afeto, socialização, sexualidade, desenvolvimento e trabalho. Diversidade como condição cultural. Especificidades de intervenção e de investigação no âmbito individual, familiar, educacional e do trabalho. Questões éticas e políticas públicas e direitos humanos e diversidade como condição cultural. Processos históricos das necessidades especiais, legislação, questões éticas e políticas públicas. Conceituação e caracterização das especificidades do desenvolvimento. Concepções de desenvolvimento humano ao longo do ciclo da vida e necessidades especiais. A natureza psicossocial do desenvolvimento. Atuação do psicólogo em políticas inclusivas sociais e educacionais.

Objetivo:

Conhecer a história, desafios e avanços das principais abordagens da psicologia e áreas afins em relação à heterogeneidade no desenvolvimento humano. Objetiva-se que os alunos desenvolvam a habilidade de analisar criticamente os principais fatores envolvidos na definição e classificação das necessidades especiais/deficiências, assim como a atuação do psicólogo na área, seja no âmbito da pesquisa ou da intervenção. Busca-se, ainda, instrumentalizar os alunos para a reflexão acerca da produção contemporânea na área e para a prática de pesquisa.

Programa

Unidade 1 – Introdução ao estudo do desenvolvimento humano atípico.

1.1 Necessidades especiais: Uma avaliação da nomenclatura

1.2 Aspectos filosóficos, históricos e legais

 

Unidade 2 – A questão do lócus, da natureza e da compreensão da deficiência.

2.1 Determinismo biológico vs. constituição histórico-cultural da mente.

2.2 Abordagens à deficiência (Visões naturalistas, sociais, socioculturais)

2.3 Diagnóstico ou investigação do desenvolvimento?

Unidade 3 – Estudos sobre necessidades especiais: avanços e obstáculos no desenvolvimento teórico.

3.1 Estudos de diferentes necessidades especiais sob a ótica da pesquisa e de relatos pessoais.

 

Unidade 4 – Transtornos funcionais específicos

 

Unidade 5 – As pessoas com deficiência na sociedade: educação, saúde, sexualidade, trabalho.



Ir para curso

PCL0015 - PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE 1 - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Cristiane Faiad de Moura
  • Professor: Michelle Ferreira de Andrade

PCL0015 - PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE 1 - Turma 01 - 2025/1

Disciplina obrigatória de serviço do IP

Ir para curso

PCL0020 - ETICA PROFISSIONAL - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Claudia de Oliveira Alves
  • Professor: Cristiane Faiad de Moura

PSICC3432 - MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA CLÍNICA - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Angela Helena Marin

PSICC3432 - MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA CLÍNICA - Turma 01 - 2025/1

EMENTA

Delineamentos de pesquisa nas abordagens quantitativas, qualitativas, multimétodos e mistas. Os princípios da indução e dedução e as estratégias de investigação ideográficas e nomotéticas em psicologia. Métodos de revisões sistemáticas da literatura. Métodos emergentes na pesquisa em psicologia clínica e cultura. Limitações e vieses dos métodos de pesquisa. A amostragem e definição de participantes. Os procedimentos de coleta e registro dos dados (instrumentos). Introdução aos métodos de análise de dados. Questões éticas na pesquisa em psicologia clínica e cultura.

 

OBJETIVOS

Reconhecer os principais tipos de métodos de pesquisa que são usados na psicologia, com foco em psicologia clínica e cultura, assim como identificar suas vantagens e limitações.

Avaliar a adequação do método de pesquisa escolhido ao tipo de pergunta de pesquisa que se quer responder, para antecipar e corrigir ameaças ao seu projeto de pesquisa.

 

Ao final da disciplina espera-se que você seja capaz de:

ü Discutir as características da pesquisa científica na área de psicologia clínica e cultura.

ü Avaliar a ética da pesquisa na coleta, análise e publicação de resultados.

ü Planejar e executar pesquisas empíricas com os tipos de método aprendidos.

ü Avaliar a coerência, entre objetivo de investigação e método selecionado, de artigos empíricos e outros trabalhos provenientes de revistas da sua área.

ü Aplicar os conhecimentos nas suas atividades acadêmicas e profissionais.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ü A ciência psicológica

ü Bases de dados

ü APA para trabalhos acadêmicos

ü Plágio

ü Paradigma quantitativo, qualitativo e misto

ü Introdução ao publicar em psicologia

ü Problema, hipóteses/expectativas e variáveis

ü Participantes - Amostra

ü Questões éticas na pesquisa com seres humanos

ü Delineamentos em psicologia clínica

o  Revisões de Literatura

o  Estudos transversais e longitudinais

o  Estudos exploratórios, descritivos e estudos de levantamento

o  Estudos de casos e método clínico qualitativo

o  Pesquisa em psicanálise

o  Estudos experimentais, quase-experimentais e pré-experimentais em psicologia clínica

o  Ensaios clínicos

ü Análise de dados quantitativos e qualitativos


Ir para curso

PPB0014 - INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA - Turma 10 - 2025/1

  • Professor: Breno Giovanni Adaid Castro

PED0060 - DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E ENSINO - Turma 04 - 2025/1

  • Professor: Leticia Isabela Lindolfo Araújo
  • Professor: Renata Muniz Prado Basto

PED0060 - DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E ENSINO - Turma 04 - 2025/1

Contextualização histórica das relações entre Psicologia do desenvolvimento e Aprendizagem nos diferentes contextos educacionais. As dimensões afetivo-emocional, social e cognitiva do desenvolvimento psicológico e suas inter-relações com a aprendizagem: fundamentos e dinâmicas. Desenvolvimento humano, processos de ensino-aprendizagem e as dimensões sociopolíticas da escola na contemporaneidade. Questões relacionadas aos Direitos Humanos e à cidadania no processo de desenvolvimento e aprendizagem no contexto da educação. Aspectos éticos e políticos na formação de educadores.


Ir para curso

PCL0053 - TERAPIA CONJUGAL E FAMILIAR - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Isabela Machado da Silva

PCL0053 - TERAPIA CONJUGAL E FAMILIAR - Turma 01 - 2025/1

Análise do contexto histórico, social, relacional e psicológico em que se desenvolve o casal e a família. Estudo dos fundamentos, conceitos básicos e da evolução da teoria e das abordagens da Terapia Conjugal e Familiar. Discussão de questões éticas e de pesquisa na área. Reflexão sobre a inserção da Terapia Conjugal e Familiar em contextos de prevenção e intervenção.

Ir para curso
  • 1 Página 1
  • 2 Página 2
  • 3 Página 3
  • » Próxima página

Conheça os serviços do CEAD:

  • Banco de elementos gráficos
  • Cursos de capacitação
  • Ferramentas Digitais
  • Palestras e Oficinas

  • Baixe o moodle versão mobile

Endereço do CEAD:

Campus Darcy Ribeiro, Gleba A, 70910-900, Brasília - DF, Brasil.

Email: cead@unb.br

Telefone: (61) 3107-4297

Redes sociais do CEAD:


Copyright © 2023 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados. Melhor visualizado nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox

Você ainda não se identificou. (Acessar)
Resumo de retenção de dados
Baixar o aplicativo móvel.
Fornecido por Moodle
©Tema Trema