Nesta disciplina, estudaremos a relação entre a Lexicografia e a Informática; representação de lemas nos dicionários de papel e nos dicionários informatizados. Estrutura e descrição de dicionários de Língua Portuguesa elaborados no Brasil. Estudo comparativo das estruturas discursivas de dicionários de língua portuguesa e de línguas estrangeiras. O viés ideológico das obras lexicográficas: referência, cultura, identidade. Estratégias de uso de dicionários: como ler; como consultar; como aplicar as informações em textos. O papel da sinonímia e das equivalências nos dicionários monolíngues e multilíngues.
Unidade 1:
Conceitos da Lexicografia e breve história das obras lexicográficas. As obras lexicográficas no ensino e na aprendizagem de línguas.
Avanço tecnológico e as obras lexicográficas
Unidade 2:
Macroestrutura do dicionário: aspectos paralexicográficos, como prefácio, apresentação, símbolos e convenções, bibliografia.
Microestrutura do dicionário: informações linguísticas, de natureza fonética, morfológica, sintática, semântica, pragmática; informações socioculturais e ideológicas; informações textuais, como abonações, exemplos; função das rubricas de uso.
Unidade 3:
Desenvolvimento de habilidade que conduza à localização eficiente e precisa das informações no corpo dos dicionários.