- Professor: Ana Lourdes Arrais de Alencar Mota
- Professor: Vitor Salvador Picao Goncalves
FAV0160 - EPIDEMIOLOGIA VETERINARIA - Turma 01 - 2025/2
Ao final da disciplina, o aluno deverá: (1) Entender a influência dos fatores ambientais, sociais e econômicos na saúde animal; (2) Entender as formas de manutenção e transmissão de doenças infecciosas em populações animais; (3) Entender e aplicar indicadores de saúde em programas de prevenção e controle de doenças dos animais; (4) Entender e aplicar metodologias básicas de investigação epidemiológica. Pretende-se que todos os conhecimentos sejam enquadrados em diversas situações comuns à epidemiologia clínica, ao planejamento em sanidade animal e aos programas de Uma Saúde.
- Professor: Vitor Salvador Picao Goncalves
FAV0084 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE ANIMAL - Turma 01 - 2025/2
As doenças dos animais cada vez mais ameaçam a sustentabilidade dos sistemas produtivos e do acesso a mercados. Fatores biológicos, ambientais e socioeconômicos favorecem o surgimento e o reaparecimento de enfermidades, assim como sua disseminação entre as populações animais. Assim, garantir serviços de saúde animal competentes, estruturados e aptos para detecção e adoção precoce de medidas sanitárias é fundamental para um mundo com mais saúde e mais segurança alimentar.
No Brasil, a gestão da saúde animal é especialmente complexa devido às grandes dimensões e diversidades ambientais, culturais, econômicas e dos sistemas produtivos. Também a condição de grande exportador nos exige grandes esforços em certificar produtos aos mais diversos mercados, cada vez mais exigentes em relação à condição sanitária dos rebanhos. Isto representa um grande desafio para o Serviço Veterinário Oficial - SVO, responsável não somente pela certificação, mas também pela elaboração de diretrizes, estratégias e políticas públicas de saúde animal que garantam a manutenção e abertura de mercados e crescimento do setor agropecuário nacional.
O SVO precisa usar um número crescente de princípios, métodos e ferramentas epidemiológicas, como: vigilância baseada em risco; certificação de rebanhos livres; zonificação e compartimentação, avaliação e critérios de utilização de testes diagnósticos; modelos de dispersão de doenças; análise de risco; estudos para planejar ou avaliar opções de gestão sanitária; investigação de focos e avaliação econômica e determinantes sociais na saúde animal. Com este propósito, a disciplina inclui conhecimentos gerais sobre as instituições internacionais que regulam o comércio e a sanidade animal, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). É apresentada a estrutura dos serviços veterinários oficiais no Brasil e sua relação com o setor produtivo e os atores sociais que fazem parte das cadeias de valor da pecuária nacional. São discutidos métodos de planejamento e avaliação de estratégias sanitárias, com discussão dos principais programas de vigilância e controle de doenças de notificação obrigatória, assim como de certificação de zonas e compartimentos sanitários.
Serão utilizados estudos de caso de enfermidades de alto impacto econômico e/ou zoonótico, discutidas políticas públicas de sanidade animal e apresentados temas de grande relevo e atualidade, com enfoque metodológico. Pretende-se que o aluno entenda a necessidade de implantação e os métodos de planejamento de programas que visam promover a saúde das populações animais e a saúde coletiva. Durante todo o curso, o aluno deverá ser estimulado a integrar conhecimentos de várias disciplinas com a finalidade de resolver problemas complexos, integrando o conhecimento técnico com os fatores socioeconômicos e ambientais, assim como de organização institucional.
A disciplina é profissionalizante e visa complementar a formação de base para prover os médicos veterinários recém-formados de conhecimentos e sentido crítico necessários para atuar em defesa sanitária animal, de acordo com as recomendações da OMSA
- Professor: Ana Lourdes Arrais de Alencar Mota
- Professor: Vitor Salvador Picao Goncalves
FAV0016 - MÉTODOS QUANTITATIVOS EM MEDICINA VETERINÁRIA - Turma 01 - 2025/2
A formação em medicina veterinária deve incluir conhecimentos de probabilidade e estatística. Os desafios da medicina veterinária contemporânea exigem que os estudantes desenvolvam a capacidade de lidar com a variabilidade inerente aos fenômenos biológicos e com a incerteza (confiança) dos estudos científicos e das evidências empíricas da prática médica. Este é também um requisito essencial para que a informação disponível nos veículos de divulgação técnica e científica seja entendida e processada com espírito crítico. Dentre as tendências da medicina veterinária que aumentam a importância do conhecimento de probabilidade e estatística podemos destacar: (1) a proeminência da epidemiologia veterinária nas decisões sobre políticas de saúde animal e saúde pública, incluindo a prevenção de doenças animais e humanas e a certificação sanitária com fins comerciais; (2) a necessidade de estudos observacionais em condições reais para validação de estudos experimentais à escala populacional; (3) o aumento exponencial da disponibilidade de dados devido ao desenvolvimento de Tecnologias de Informação e sua aplicação na medicina; (4) a regulação da segurança e da qualidade dos alimentos para consumo humano; e (5) o conceito de medicina baseada em evidências. Com esse propósito, a disciplina inclui conhecimentos introdutórios sobre tipos de dados e estatística descritiva, teoria de probabilidade e sua aplicação ao diagnóstico médico, assim como distribuições de probabilidade e amostragem em estudos para estimativa de médias e proporções. O conteúdo abrange as bases teóricas e as ferramentas essenciais utilizadas em estudos analíticos para comparação de médias e proporções. Serão abordados os principais testes de significância estatística assim como as medidas de associação utilizadas em estudos de fatores de risco de doenças.
- Professor: Vitor Salvador Picao Goncalves
PPGSA0328 - MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À PESQUISA EM SAÚDE ANIMAL - Turma 01 - 2025/2 (PPG)
A formação avançada e a pesquisa em saúde animal devem incluir conhecimentos de probabilidade e estatística, com o objetivo precípuo de desenvolver a capacidade de planejamento de pesquisas e de interpretação de resultados da literatura científica. Os desafios da medicina veterinária contemporânea exigem que os estudantes desenvolvam a capacidade de lidar com a variabilidade inerente aos fenômenos biológicos e com a incerteza (confiança) dos estudos científicos e das evidências empíricas da prática médica. Este é também um requisito essencial para que a informação disponível nos veículos de divulgação técnica e científica seja entendida e processada com espírito crítico. Dentre as tendências da medicina veterinária que aumentam a importância do conhecimento de probabilidade e estatística podemos destacar: (1) a proeminência da epidemiologia veterinária nas decisões sobre políticas de saúde única, incluindo a prevenção de doenças animais e humanas e a certificação sanitária com fins comerciais; (2) a necessidade de estudos observacionais em condições reais para validação de estudos experimentais à escala populacional; (3) o aumento exponencial da disponibilidade de dados devido ao desenvolvimento de Tecnologias de Informação e sua aplicação na medicina; (4) a regulação da segurança e da qualidade dos alimentos para consumo humano; e (5) o conceito de medicina baseada em evidências. Com esse propósito, a disciplina inclui conhecimentos introdutórios sobre tipos de dados e estatística descritiva, teoria de probabilidade e sua aplicação ao diagnóstico médico, assim como distribuições de probabilidade e amostragem em estudos para estimativa de médias e proporções. O conteúdo abrange as bases teóricas e as ferramentas essenciais utilizadas em estudos analíticos para comparação de médias e proporções. Todo o conteúdo teórico-prático ministrado é enquadrado em situações comuns à pesquisa em saúde animal, sendo discutidas aplicações aos projetos de pesquisa em curso.
- Professor: Maria Cecilia Pedreira de Almeida
FIL0165 - Introdução à história da filosofia
I. Ementa
Uma introdução à história da filosofia, examinando momentos-chave da história da filosofia antiga, moderna e contemporânea. A especificidade do texto filosófico e a reflexão brasileira acerca da natureza da filosofia e de alguns problemas filosóficos. Como parte da complementação prático-pedagógica, relacionar o uso da literatura, das artes e do cinema como ferramenta pedagógica para compreensão da problemática proposta pela disciplina.
II. Objetivos
Introduzir os estudantes nas especificidades da análise de um texto filosófico e apresentar algumas das principais concepções em torno da natureza da filosofia no Brasil. Propiciar a leitura, a análise, a problematização, a interpretação e redação de textos. Possibilitar o aprimoramento da técnica da leitura rigorosa, isto é, a capacidade do exame interno e estrutural de conceitos e noções em um texto, além das habilidades de argumentação oral e escrita. Por fim, facultar a reflexão sobre doutrinas, o questionamento de teses e a compreensão e formulação de conceitos como atividades essenciais à filosofia e ao exercício da crítica.
- Professor: Alessandra Ferreira Albernaz
- Professor: Leticia Goncalves Nunes Coelho
- Professor: Galina Gulis
- Professor: Patricia Silva Gomes
PRO0060 - PROJETO DE PAISAGISMO 1 - Turma 01 - 2025/2
Espaço para a colocação do material didático de Paisagismo 1.
- Professor: Walter Massa Ramalho
PPGSC0070 - ANÁLISE DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS 2: ANÁLISE ESPACIAL - Turma PPGSC - 2025/2 (PPG)
A disciplina é oferecida no contexto da pós-graduação em Medicina Tropical com ênfase nas investigações epidemiológicas que focalizam a distribuição geográfica das doenças transmissíveis e de seus determinantes. O objetivo é oferecer uma abordagem analítica aplicada aos sistemas de informação geográfica (SIG), e relacionadas aos problemas epidemiológicos e de saúde pública com ênfase na área de doenças infecciosas. São introduzidos conceitos e técnicas de geoprocessamento, georeferenciamento de dados, cartografia e sensoriamento remoto, finalizando com modelos probabilísticos. A metodologia utilizada inclui a apresentação de temas específicos na forma de aulas teóricas, seminários, discussão em sala de aula, e realização de exercícios.
- Professor: Marcio de Carvalho Victorino
FCI0051-Turma01
Importância do planejamento de sistema de informação no contexto do desenvolvimento social, econômico e educacional. Aspectos teóricos do planejamento: tipos de planos. Análise macro das etapas dos sistemas de informação, destacando-se a qualidade nos serviços e produtos oferecidos e o estudo das necessidades de informação da comunidade.
- Professor: Marcio de Carvalho Victorino
FCI0050 - Turma02
Uso das tecnologias e métodos relacionados com a informática aplicada aos processos documentários. Princípios de análise funcional. Automação de serviços de informação. Automação dos processos de bibliotecas.