Ir para o conteúdo principal
Atenção!

Prezado(a) usuário(a),

Gostaríamos de informar que, visando garantir a segurança de todos os usuários da plataforma Aprender 2 e 3, será necessário realizar a alteração da sua senha atual para uma nova senha. Essa medida faz parte de nossos esforços contínuos para proteger suas informações pessoais e manter um ambiente virtual seguro para todos.

Pedimos gentilmente que você escolha uma nova senha que seja diferente da anterior, e que atenda aos seguintes critérios de segurança:

  • Deve conter pelo menos 8 caracteres;
  • Deve conter pelo menos um caractere maiúsculo e um minúsculo;
  • Deve incluir pelo menos um número;
  • Deve conter pelo menos um caractere especial.

Esses requisitos adicionais ajudarão a fortalecer a segurança de sua conta e reduzir os riscos de acesso não autorizado.

Agradecemos antecipadamente pela sua compreensão e colaboração nesse processo de segurança. Caso você tenha alguma dúvida ou precise de assistência, nossa equipe de atendimento está à disposição para ajudá-lo. Basta clicar no botão de atendimento online, localizado no canto inferior direito da tela.

Continuamos comprometidos em fornecer um ambiente seguro e confiável para aprimorar sua experiência nas plataformas Aprender 2 e 3.

Atenciosamente,

CEAD/TI

Aviso de Manutenção Programada

Informamos que haverá uma manutenção programada nas plataformas Aprender 2 e 3, para atualização de alguns módulos de segurança do Moodle.

A manutenção de atualização está prevista para iniciar às 00:00h do dia 18/05/2025 (domingo), com previsão de término às 3:00h do mesmo dia.

Durante esse período, as plataformas Aprender 2 e 3 ficarão indisponíveis aos usuários.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar e agradecemos sua compreensão.

Esclarecemos que a realização deste serviço busca elevar ainda mais a segurança e qualidade dos serviços prestados pelo CEAD.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de mais informações, por favor, entre em contato conosco: ti.cead@unb.br.

Agradecemos sua compreensão.


Atenciosamente,
CEAD

Atendimento online CEAD

Olá! Este é um canal para atendimento online com nossa equipe de TI.

Você deseja conversar com um atendente?

Atendimento online CEAD

Infelizmente não há nenhum atendente online no momento.

Você gostaria de deixar sua dúvida registrada para que entremos em contato com você?

Aprender3
  • Página inicial
  • Mais
Português - Brasil ‎(pt_br)‎
English ‎(en)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
Acessar
Página inicial
  1. Cursos
  2. SELECIONE ANO/SEMESTRE E UNIDADE ACADÊMICA
  3. 2025.1
  4. 2025.1-Campus Darcy Ribeiro
  5. 2025.1-Faculdade de Educação - Pedagogia

2025.1-Faculdade de Educação - Pedagogia

  • 1 Página 1
  • 2 Página 2
  • » Próxima página

PAD0028 - ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma 04 | 11 - 2025/1

  • Professor: Ana Sheila Fernandes Costa

PAD0028 - ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Turma 04 | 11 - 2025/1

Organização da Educação Brasileira na contemporaneidade com base na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei 9.394 de 1996): educação e ensino conceitos preliminares, função social da escola, federalismo político e educacional, direito à educação, financiamento da educação básica do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização dos professores (Fundef) ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), o papel do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), perspectiva histórica da Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (da Lei 4.064 de 1961 a Lei 9394 de 1996), embate publicistas e privatistas, Plano Nacional de Educação (PNE), Plano Distrital de Educação (PDE), Lei 13.415 de 2017 (Reforma do Ensino Médio), avaliação externa: questões introdutórias,  gestão democrática, organização social, militarização das escolas e ensino domiciliar, O sistema educacional brasileiro, aspectos formais: especificidades, níveis e modalidades de ensino.

 


Ir para curso

TEF0003 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Candida Beatriz Alves

PAD0052 - FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Cristina Helena Almeida de Carvalho

PAD0052 - FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2025/1

Sumário

1.      Ementa: O financiamento da educação: as determinações históricas constitucionais e as legislações correlatas. Elaboração e execução orçamentária da União, dos Estados e dos Municípios e sua vinculação com a educação. Função redistributiva e supletiva dos sistemas de educação - salário educação. O pacto federativo em educação. Utilização de recursos públicos na educação básica e na educação superior. Impactos da implementação do FUNDEF e o surgimento do FUNDEB. O financiamento a outras modalidades de educação.

2. Objetivos

2.1. Geral

A partir da organização dos sistemas de ensino, do Estado Federativo e da legislação em vigor, o objetivo geral da disciplina é estudar, por meio da abordagem histórica e econômica que leva em conta os aspectos sociais e políticos, a estrutura e o funcionamento do financiamento destinado à educação brasileira para compreender o sentido das políticas educacionais.

2.2. Específicos

- Conhecer e analisar os sistemas de educação brasileiros, o Estado Federativo e a legislação em vigor, de modo a compreender os principais problemas do sistema educacional brasileiro, a partir do século XX, considerando os aspectos socioeconômicos, políticos e culturais e a relação Educação - Estado - Sociedade.

- Analisar, histórica e criticamente, a estrutura e o funcionamento do financiamento destinado à educação brasileira.

- Aprofundar estudos sobre o financiamento dos diversos programas do Governo Federal destinados aos níveis e às modalidades de ensino.

- Compreender o processo de elaboração e implementação de políticas educacionais à luz do financiamento público destinado aos segmentos públicos e privados.  

3. Conteúdo Programático

Unidade I – Educação e o Sistema Educacional Brasileiro

I.1. Trajetória do Direito à Educação: Direito Público Subjetivo.

I.2. Federalismo e o Sistema Educacional Brasileiro: níveis e modalidades de ensino e responsabilidades das diferentes esferas do governo.

Unidade II- Financiamento da Educação Brasileira: abordagem conceitual e histórico-legal

II.1. Federalismo Fiscal, Receita Tributária: impostos, taxas e contribuições. Renúncia fiscal: isenção e imunidade.

II.2. Transferências Constitucionais: FPE, FPM e demais transferências.

II.3. Vinculação de impostos ao financiamento da educação.

 

Unidade III- Políticas de Financiamento da Educação Básica

III.1. Função Supletiva e Redistributiva dos Sistemas de Educação: Papel da União no financiamento da educação básica. O FNDE e o salário-educação.

III.2. Política de fundos: o Fundef, o Fundeb e o Fundeb permanente. Legislação, análise da elaboração e implementação dos fundos contábeis.

III.3.  Custo aluno-qualidade.

II.4.  Plano Nacional de Educação (2014-2024).

 


Ir para curso

TEF0011 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 10 - 2025/1

  • Professor: Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire

TEF0011 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 10 - 2025/1

DESCRIÇÃO: A turma 10 de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação se reúne às segundas-feiras de 8h às 11h40 na FE 5 Sala 09.

PROFESSORA: Sandra Ferraz 

EMENTA DA DISCIPLINA: A natureza da Psicologia da Educação; seu âmbito e sua relação com a Educação no Brasil. Princípios psicológicos que explicam e fundamentam o processo ensino-aprendizagem. Compreensão do educando nos contextos intra e extraescolar e ações educativas que favorecem o seu desenvolvimento. Relacionamento interpessoal na escola e na comunidade.


Ir para curso

TEF0041 - ANTROPOLOGIA E EDUCACAO - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Eduardo Di Deus

TEF0041 - ANTROPOLOGIA E EDUCACAO - Turma 01 - 2025/1

TEF0041 – Antropologia e Educação – T01

Ementa

Antropologia como uma tradição de discursos científicos sobre “o outro”. As transformações sofridas pelo discurso antropológico ao longo do tempo, a crítica ao evolucionismo, centrada na oposição entre etnocentrismo e relativismo cultural. A especificidade do discurso antropológico sobre “o outro” e a tendência a pensar o objeto não simplesmente como “o outro”, mas como uma parte do “nós” constituído pela sociedade nacional.


Ir para curso

TEF0149 - AMBIENTE, CULTURA E NATUREZA NO CINEMA E NA LITERATURA - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Eduardo Di Deus

TEF0149 - AMBIENTE, CULTURA E NATUREZA NO CINEMA E NA LITERATURA - Turma 01 - 2025/1

TEF0149 - Ambiente, Cultura e Natureza no Cinema e na Literatura – Turma 01

Ementa

Cinema e literatura como ferramentas pedagógicas e como dispositivos que prescrevem representações da realidade. Abordagens e traduções estéticas sobre: transformações do mundo moderno, modos de vida e problemas socioambientais; consumo e cidadania; geopolítica dos recursos naturais; ideologia do progresso, desenvolvimento e sustentabilidade; artificialização da vida e mercantilização da natureza; a natureza como construção social; relações cultura/natureza.


Ir para curso

TEF0011 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 05 - 2025/1

  • Professor: Tatiana Yokoy de Souza

TEF0011 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 05 - 2025/1

Estudos que articulam a Psicologia com a Educação. Principais teorias da Psicologia, suas implicações e fundamentação para a análise dos processos de ensino/aprendizagem. Concepções de desenvolvimento humano em sua relação com os processos educativos. Processos de subjetivação nas sociedades contemporâneas e no cenário da educação brasileira


Ir para curso

TEF0135 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Tatiana Yokoy de Souza

TEF0135 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2025/1

Estudar criticamente conhecimentos psicológicos sobre processos de desenvolvimento humano, considerados em sua complexidade, destacando conceitos básicos, conhecimentos contemporâneos e implicações para as práticas profissionais de educadores em contextos diversificados, com foco no atendimento socioeducativo.


Ir para curso

MTC0002 - EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO - Turma 03 - 2025/1

  • Professor: Tel Amiel

MTC0002 - EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO - Turma 03 - 2025/1

MTC0002 - EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO (Quinta, Manhã)
Prof. Tel Amiel
Mais detalhes em: https://amiel.net.br/educacao-tecnologia-e-comunicacao-2025-01/
Ir para curso

TEF0021 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Rainri Back dos Santos

TEF0021 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO - Turma 03 - 2025/1

  • Professor: Rainri Back dos Santos

MTC0059 - ENSINO DE HISTÓRIA, IDENTIDADE E CIDADANIA - Turma 02 - 2025/1

  • Professor: Renata Silva Almendra

MTC0059 - ENSINO DE HISTÓRIA, IDENTIDADE E CIDADANIA - Turma 02 - 2025/1



A construção do conhecimento histórico. O ensino de História e a História Local. A escola como espaço da produção de conhecimento. Memória Social e Identidades. A escrita escolar da História, os livros didáticos de História. Currículo, Educação das Relações Étnico-Raciais, Gênero e relações de poder em sala de aula. O/a aluno/a como sujeito-histórico.

Ir para curso

MTC0059 - ENSINO DE HISTÓRIA, IDENTIDADE E CIDADANIA - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Renata Silva Almendra

MTC0059 - ENSINO DE HISTÓRIA, IDENTIDADE E CIDADANIA - Turma 01 - 2025/1

A construção do conhecimento histórico. O Ensino de História e história local. A escola como espaço de produção do conhecimento. Memória social e identidades. A escrita escolar da História, os livros didáticos de História, Currículo, Educação das Relações Étnico Raciais, Gênero e relações de poderem sala de aula. O/a aluno/a como sujeito histórico.

Ir para curso

TEF0117 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Jose Zuchiwschi

TEF0117 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL - Turma 01 - 2025/1

TÓPICOS ESPECIAIS: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL

A disciplina será ministrada no  presencial, com apoio remoto por meio da Plataforma Aprender 3, utilizando-se ,  recursos didáticos e apoio tecnológicos EAD de acordo com o Plano da Disciplinas e temas indicados em cada módulo ou bloco, por meio de leituras, debates e atividades avaliativas a distancia (modo remoto) sobre os textos básicos e/ou complementares e indicações de filmes e/ou vídeos.

Para tanto, a disciplina será dividida em dois módulos (Tópicos), com suas respectivas atividades:

I – No primeiro módulo, a primeira e segunda semanas serão utilizadas respectivamente como período de adaptação, recepção dos calouros e apresentação da disciplina (Plano de Aula).

II – No segundo módulo a atenção será dada às questões teórico-metodológicas na construção histórica do pensar e do fazer antropológicos,       especialmente com a formação e o entendimento sobre o conceito de CULTURA, conceito básico para a discussão sobre Cultura Erudita e Cultura Popular brasileira e suas implicações no contexto da EDUCAÇÃO.


Ir para curso

TEF0041 - ANTROPOLOGIA E EDUCACAO - Turma 03 - 2025/1

  • Professor: Jose Zuchiwschi

TEF0041 - ANTROPOLOGIA E EDUCACAO - Turma 03 - 2025/1

ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO 

A disciplina será ministrada no modo presencial, com apoio distático remoto (Plataforma Aprender 3), especialmente a partir dos  recursos didáticos e apoio tecnológicos EAD sobre os temas e leituras obrigatórias indicadas em cada módulo ou bloco de acordo com o Plano da Disciplina; além das atividades avaliativas programadas e outros textos complementares e/ou indicações de filmes ou vídeos.

Para tanto, a disciplina será dividida em três blocos:

I – No primeiro módulo, período de adaptação e apresentações

II – No segundo módulo, a atenção será dada às transformações teórico-metodológicas na construção histórica do pensar e fazer antropológicos,          iniciando-se com a construção do conceito de cultura, até os métodos de interpretações antropológicas.

III – No terceiro e último módulo, serão apresentadas, por meio do "olhar" antropológico o processo relacional entre a escrita, a leitura e a organização das sociedades como processo civilizatório a partir da invenção e evolução da escrita.


Ir para curso

MTC0035 - AVALIAÇÃO ESCOLAR - Turma 03 - 2025/1 copiar 1

MTC0035 - AVALIAÇÃO ESCOLAR - Turma 03 - 2025/1 copiar 1

Níveis da avaliação: para as aprendizagens, institucional e em larga escala e sua articulação. A avaliação institucional como mediadora dos três níveis. Avaliação para as aprendizagens na escola e na sala de aula. Avaliação formativa: concepção, objetivos, critérios, práticas, feedback, registros e uso dos resultados. Procedimentos de avaliação formal. Avaliação informal e sua articulação com a formal. Conselho de classe segundo a lógica da avaliação formativa. Envolvimento dos pais/responsáveis no processo avaliativo. IDEB: contribuições, repercussões e limitações. A avaliação na organização da escolaridade em ciclos. Pesquisas sobre avaliação na educação básica. (PPC, 2018).

Ir para curso

PPGE3962 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - Turma 01 - 2025/1 (PPG)

  • Professor: Remi Castioni

PPGE3962 - POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - Turma 01 - 2025/1 (PPG)

Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica. Análise das políticas de educação básica no Brasil, no contexto político, econômico e cultural, destacando os embates na formulação e na materialização destas políticas e os desdobramentos no que concerne ao papel social da educação e da escola. Partidos políticos e Educação. Perspectivas e tendências das políticas públicas e gestão da educação básica expressas nas reformas educacionais, leis do ensino, projetos e programas, destacando: o público e o privado, a democratização da educação e a qualidade do ensino.


Ir para curso

PAD0031 - POLITICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2025/1

  • Professor: Remi Castioni

PAD0031 - POLITICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO - Turma 01 - 2025/1

Relacionar a política educacional com o processo de desenvolvimento do Estado brasileiro e a sua forma de organização federativa;

Problematizar a relação entre União, Estados e Municípios na implementação das políticas de educação;

Discutir as relações entre o Executivo e o Legislativo e o Judiciário no debate sobre a formulação de políticas públicas;

Analisar as políticas educacionais de educação considerando a organização da agenda, desenho, implementação e avaliação;


Ir para curso

MTC0012 - DIDÁTICA FUNDAMENTAL - Turma 03 | 05 - 2025/1

  • Professor: Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira

MTC0012 - DIDÁTICA FUNDAMENTAL - Turma 03 | 05 - 2025/1

Unidade 1 – Os fundamentos do trabalho docente: educação, pedagogia, didática e tendências pedagógicas

1.1   A relação entre sociedade, educação, pedagogia e suas implicações no processo didático

1.1.1Função social da educação e da escola

1.2 Educação, Pedagogia e Didática: conceitos, finalidades, campos, tensões e conflitos ideológicos

1.3 Tendências pedagógicas na prática escolar

 

 

 

Unidade 2 – Planejamento educacional e a organização do trabalho pedagógico na escola

3.1 Planejamento: concepções, finalidades, tipos, organização e implicações no trabalho pedagógico.

3.2 PNE/PDE

3.3 Projeto político-pedagógico como construção coletiva: concepção, princípios e elementos estruturantes.

3.3.1 A organização curricular da escola básica (BNCC; Currículo em Movimento).

3.3.2 Coordenação pedagógica: espaço-tempo primordial para o planejamento colaborativo na escola

 

Unidade 3 – A organização do trabalho didático-pedagógico: princípios e elementos estruturantes da aula

2.1 A concepção e organização didática da aula na educação básica como espaço de relações e interações: (objetivos; seleção e organização de conteúdos; metodologia; técnicas de ensino; relação pedagógica; recursos didáticos e midiáticos).

2.2 Estratégias de Ensino: métodos e técnicas de ensino.

2.3 Análise de planos de curso e de plano de aula (identificação, justificativa, objetivos gerais e específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, cronograma e bibliografia).

2.4. A avaliação escolar como categoria central do trabalho pedagógico. Concepções, funções, procedimentos e recursos avaliativos (provas, relatórios, observação, entrevista, portfólios e outros) e os três níveis da avaliação.

2.5. Relação professor-aluno: implicações no processo ensino-aprendizagem.

 

Unidade integradora – Planejamento de Ensino: plano de curso e de aula

Ä Oficina de Planejamento:

1 Análise de um PPP de escola pública

2 Plano de curso organizado em unidades didáticas (identificação, justificativa, objetivos gerais e específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, cronograma e bibliografia).

2         Plano de Aula (identificação, objetivos específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, recursos, cronograma e bibliografia).


Ir para curso

MTC0012 - DIDÁTICA FUNDAMENTAL - Turma 03 | 05 - 2025/1

  • Professor: Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira

MTC0012 - DIDÁTICA FUNDAMENTAL - Turma 03 | 05 - 2025/1

Unidade 1 – Os fundamentos do trabalho docente: educação, pedagogia, didática e tendências pedagógicas

1.1    A relação entre sociedade, educação, pedagogia e suas implicações no processo didático

1.1.1  Função social da educação e da escola

1.2 Educação, Pedagogia e Didática: conceitos, finalidades, campos, tensões e conflitos ideológicos

1.3 Tendências pedagógicas na prática escolar

 

 

 

Unidade 2 – Planejamento educacional e a organização do trabalho pedagógico na escola

3.1 Planejamento: concepções, finalidades, tipos, organização e implicações no trabalho pedagógico.

3.2 PNE/PDE

3.3 Projeto político-pedagógico como construção coletiva: concepção, princípios e elementos estruturantes.

3.3.1 A organização curricular da escola básica (BNCC; Currículo em Movimento).

3.3.2 Coordenação pedagógica: espaço-tempo primordial para o planejamento colaborativo na escola

 

Unidade 3 – A organização do trabalho didático-pedagógico: princípios e elementos estruturantes da aula

2.1 A concepção e organização didática da aula na educação básica como espaço de relações e interações: (objetivos; seleção e organização de conteúdos; metodologia; técnicas de ensino; relação pedagógica; recursos didáticos e midiáticos).

2.2 Estratégias de Ensino: métodos e técnicas de ensino.

2.3 Análise de planos de curso e de plano de aula (identificação, justificativa, objetivos gerais e específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, cronograma e bibliografia).

2.4. A avaliação escolar como categoria central do trabalho pedagógico. Concepções, funções, procedimentos e recursos avaliativos (provas, relatórios, observação, entrevista, portfólios e outros) e os três níveis da avaliação.

2.5. Relação professor-aluno: implicações no processo ensino-aprendizagem.

 

Unidade integradora – Planejamento de Ensino: plano de curso e de aula

Ä Oficina de Planejamento:

1 Análise de um PPP de escola pública

2 Plano de curso organizado em unidades didáticas (identificação, justificativa, objetivos gerais e específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, cronograma e bibliografia).

3 Plano de Aula (identificação, objetivos específicos, conteúdos, desenvolvimento metodológico, avaliação, recursos, cronograma e bibliografia).

Ir para curso
  • 1 Página 1
  • 2 Página 2
  • » Próxima página

Conheça os serviços do CEAD:

  • Banco de elementos gráficos
  • Cursos de capacitação
  • Ferramentas Digitais
  • Palestras e Oficinas

  • Baixe o moodle versão mobile

Endereço do CEAD:

Campus Darcy Ribeiro, Gleba A, 70910-900, Brasília - DF, Brasil.

Email: cead@unb.br

Telefone: (61) 3107-4297

Redes sociais do CEAD:


Copyright © 2023 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados. Melhor visualizado nos navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox

Você ainda não se identificou. (Acessar)
Resumo de retenção de dados
Baixar o aplicativo móvel.
Fornecido por Moodle
©Tema Trema